Tieta (TV Globo) - 1989

Especial: Abertura de Novelas

Abertura da novela Tieta, produzida pela TV Globo.
Tieta foi produzida pela Rede Globo e exibida entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, no horário das 20 horas, totalizando 196 capítulos. Foi escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzsohn e Ricardo Linhares, e dirigida por Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho, com direção geral de Paulo Ubiratan. Contou com Betty Faria, Reginaldo Faria, José Mayer, Yoná Magalhães, Joana Fomm, Sebastião Vasconcelos, Cássio Gabus Mendes, Marcos Paulo e Armando Bógus interpretaram os papéis principais da história, que adaptou para televisão o romance Jorge Amado, Tieta do Agreste, escrito em 1977. 


A novela seduziu os brasileiros com seu formato. Personagens encantaram uma época e criaram modismo com seus bordões e costumes do interior do nordeste. Um elenco de peso foi um dos pontos fundamentais para o grande sucesso dessa historia.

Abertura da novela Tieta, produzida pela TV Globo. Foram desenhados mais de mil figurinos para a novela. Íris Gomes da Costa pesquisou expressões citadas na obra de Jorge Amado e termos coloquiais da região, para que as personagens falassem com sotaque e utilizassem o vocabulário nordestino.

A fictícia Santana do Agreste era composta por 46 prédios, 2 igrejas, 8 ruas, 2 praças, um circo abandonado e 15 ruínas. Tudo foi construído numa área de 10.000m², em Guaratiba, no Rio de Janeiro. Destacou-se a reprodução do piso das ruas de Laranjeiras (SE), feita em fibra de vidro por artesãos de Sergipe. A produção de arte levou para o Rio de Janeiro objetos e santos sergipanos.

Cena da novela Tieta, produzida pela TV Globo.
A abertura da novela misturava elementos da natureza com a beleza feminina, representada pela modelo Isadora Ribeiro. Hans Donner e a sua equipa fotografaram o litoral de Mangue Seco, no norte da Bahia. As fotos eram projetadas no fundo da cena e Isadora aparecia em primeiro plano, nua e coberta pela sombra. Através de recursos de computação gráfica, coordenados pelo especialista José Dias, vários elementos da natureza, como pedras, árvores e folhas, davam forma ao corpo da modelo. No final da abertura, aparecia o logotipo escrito na areia, que era o nome da protagonista, Tieta. O processo foi gravado em estúdio, num tanque iluminado artificialmente, para simular a claridade da luz do sol.

Hora de rever esta fantástica abertura que nos encanta até hoje. Ao som de Luiz Caldas, um ritmo empolgante com toda a sensualidade da modelo e atriz Isadora Ribeiro:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...