Guaraná Brahma - 1969

Usar lindas jovens como instrumento de propaganda não é coisa nova. Neste anúncio do Guaraná Brahma, publicado nos jornais do final da década de 1960, a velha estratégia se faz presente. “Guaraná Brahma é muito melhor para você!” é o que afirma o texto principal, exibindo a antiga garrafa do refrigerante e o belo sorriso da modelo. 

Outro detalhe também é a propaganda do tipo conjugada. Nas entrelinhas era possível ler: “Atenção desportistas: na hora do futebol, vá com Brahma e ouça a emissora Continental”. Possivelmente durante os jogos a rádio Continental dava o troco, fazendo aquele lobby básico do Guaraná Brahma para seus ouvintes. 

Três décadas depois surgiria a atual Ambev que, por congregar as companhias Brahma e Antártica, teve de optar por uma das duas marcas – afinal a empresa não faria concorrência a ela mesma. Venceu o Guaraná Antártica, comumente encontrado em qualquer boteco que se preze. Quanto ao velho Guaraná Brahma – considerado por velhos consumidores como mais doce e saboroso – ficou apenas a lembrança.

Propaganda do Guaraná Brahma em 1969.

Fonte: Ou Será