Porque Tostines Vende Mais? - 1984

"Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?" - campanha de 1984
Um grande mistério da humanidade: "Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais?". Desde a década de 80, diversas campanhas apresentavam este questionamento. A partir disso, Tostines ganhou notoriedade e popularidade com este conceito criado pelo publicitário Enio Mainardi. A partir deste momento a Tostines se tornaria um ícone do segmento de biscoitos no Brasil.

Por meio da Revista Super Interessante, diversos profissionais da comunicação apresentaram suas opiniões sobre a campanha:



"As duas afirmações são corretíssimas. A tecnologia de conservação mantém as características dos alimentos e a reposição de estoques minimiza o tempo do produto na prateleira. Assim, o consumidor acha produtos sempre frescos, o que aumenta a venda." 
Tania Nakajima, diretora financeira da Associação Brasileira de Engenheiros de Alimentos.

"Se, ao nos movermos em frente, terminamos no ponto de onde partimos, não há dúvida: rodamos em círculo. Aqui, a figura é uma espiral, cujo eixo é: o primeiro que chegou à loja estava fresquinho e tornou-se a referência de toda uma espiral de vendas."
Olímpio Pimenta, professor de filosofia da Universidade F. de Ouro Preto. 

"Podemos dizer que vende mais porque é fresquinho. Para garantir que o cliente leve um produto fresco, é preciso acompanhar o histórico de vendas e repor os itens conforme a demanda. Com isso, garantimos o frescor sempre." 
Silvana Balbo, gerente de marketing do Pão de Açúcar.

Confira o primeiro vídeo da campanha:

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