Dez Propagandas Antigas de Carnaval

Carnaval! Época de samba no pé ou até mesmo de ficar em casa sem ter nada pra fazer. Não importa se ama ou não a folia, nossa paixão é a propagada. Hoje temos uma curiosa seleção de dez propagandas antigas do carnaval. 

Vamos acompanhar o quanto era diferente a forma de anunciar e promover produtos ligados a este tema.



Propaganda do Cremucho (Carnaval) nos anos 90.
Cremucho (Compra, mãe!) - 1992
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

"Compra mãe, compra Cremucho..." um jingle que grudou na cabeça de muitas mães e filhos no começo dos anos 90. Este comercial recebeu uma roupagem carnavalesca para homenagear a época festiva de quando foi veiculado.





Propaganda do Oral-B complete - Carnaval de 2013
Oral-B Complete - 2013
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Quem acha que não fazemos propagandas históricas nos dias atuais, está enganado: com mais de 20 milhões de acessos on-line até o Carnaval de 2013, temos um registro histórico de uma publicidade que nasceu na internet e chegou até a TV. Oral-B complete criou um jingle de forte envolvimento e uma rica rima. Veja o vídeo.




Propaganda antiga do Kolynos - Carnaval dos anos 40.
Kolynos (Carnaval) - Anos 40
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Ainda não temos a precisão da data de veiculação do anúncio ao lado, porém o resgate é muito válido nos tempos de hoje. O baile com destaque ao casal de mascarados promove o creme dental Kolynos. A meta de dentes brancos vem de tempos passados.





Propaganda do Sargentelli com suas mulatas para a Cerveja Antártica, em 1984
Cerveja Antartica (Carnaval) - 1984
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

O inesquecível Sargentelli (e suas mulatas) foram as estrelas do carnaval de 1984 da Cerveja Antártica. Osvaldo Sargentelli foi responsável por ter revelado Solange Couto como uma das mulatas dos shows de suas casas noturnas. Sargentelli se autodefinia como "mulatólogo". Ele foi um dos grandes ícones da história do samba no Brasil. Na data de seu aniversário é comemorado o Dia da Mulata (08/12).


Propaganda da Elba Ramalho para a Cerveja Brahma em 1996
Brahma (Carnaval) - 1996
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Elba Ramalho foi a garota propaganda da Cerveja Brahma em 1996. Esse jingle marcou presença em muitas campanhas da cervejaria. Naquele ano, o jingle ganhou uma nova roupagem.






Propaganda do Schering de Urotropina (Desinfetar Bexina) em  1925
Schering de Urotropina (Desinfetar Bexina) - 1925
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Desde a década de 20, os excessos do carnaval já eram apresentados na publicidade. O medicamento Schering de Urotropina servia para desinfetar a bexiga diante os excessos de consumo de alcool. Confira na imagem ao lado.



Propaganda do Lança Perfume Colombina para o Carnaval de 1936.
Lança Perfume Colombina - 1936
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

O lança-perfume apareceu no Carnaval em 1904, no Rio de Janeiro, sendo rapidamente incorporada aos festejos carnavalescos de todo o Brasil, principalmente nas batalhas de confete, corsos e, mais tarde, nos bailes. O produto tornou-se símbolo do Carnaval. Veja a propaganda do Lança Perfume Colombina de 1936.




Propaganda do Lança Perfumes Pierrot que faltou no mercado durante o carnaval de 1931.
Lança Perfume Pierrot - 1931
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Excesso de demanda provocou falta de lança-perfume no Carnaval de 1931. O anúncio foi publicado na primeira página do Estado de São Paulo. Confira clicando na imagem ao lado.






Propaganda do Shopping Recife com promoção de uma fita K-7 durante o Carnaval.
Shopping Recife (Carnaval) - 1982
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Comercial do Shopping Recife com uma grande promoção para aquela época. Um K7 virgem tinha o seu valor. Carnaval de 1982, diretamente para o Propagandas Históricas!






Propaganda com as regras do carnaval de São Paulo em 1923
Regras do Carnaval de 1923
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

As regras oficiais do corso do Carnaval de 1923 mostram o contraste da folia da época com a dos dias atuais. Duas coisas muito comuns hoje em dia eram vetadas: veículos com propaganda e vendedores ambulantes. Confira algumas das normas publicadas pelo delegado de polícia na edição do dia 9 de fevereiro de 1923 do jornal 'O Estado de São Paulo'.



Clique aqui e confira outras coleções curiosas e históricas.