Globo Cor Especial - Abertura e História

Abertura do Globo Cor Especial. Programa da Rede Globo de Televisão nos anos 70 e 80.
Globo Cor Especial foi um programa com uma hora de duração, que foi exibido durante dez anos, de 2 de abril de 1973 a 4 de março de 1983, e ia ao ar às 17h, na Rede Globo. O programa mudou de horário na grade de programação duas vezes: em março de 1974, passou a ser exibido às 12h e, na década de 1980, era apresentado às 11h50.

Globo Cor Especial exibia desenhos animados e filmes seriados durante as décadas de 1970 e 1980. Entre os desenhos apresentados estavam Ligeirinho, A Fábrica de Mickey Mouse, Abbott e Costello, Jackson Five e Dick Van Dyke. Faziam parte do grupo de seriados Mary Tyler Moore e Família Dó-Ré-Mi. Na década de 1980, os destaques do Globo cor especial era o desenho Super Amigos - que reunia os heróis Super-Homem, Mulher Maravilha, Aquaman, Batman e Robin - e Os Flinstones.

A música de abertura de Globo Cor Especial marcou toda uma geração que assistia ao programa. Vários telespectadores nascidos entre o final dos anos 60 e meados dos 80 se lembram dos versos da música Cinto de Inutilidades, composição de Nelson Motta, Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle: 

“Não existe nada mais antigo / do que caubói que dá cem tiros de uma vez / A vó da gente deve ter saudade / do Zing! Pow! / Do cinto de inutilidades / No nosso mundo tudo é novo e colorido / Não tem lugar pra essa gente que já era / Morcego velho, bang-bang de mentira, vocês já eram / O nosso papo é alegria!”.