Gol Linhas Aéreas (06 Anos) - 2007

Artigo da publicitária Hertha Schwartz em análise da campanha de comemoração aos seis anos de atividades da Gol Linhas Aéreas.

“A empresa é de produto ou serviço? O que ela pretendia transmitir com esse filme?”

A Gol é uma empresa de serviço, pois o que ela oferece são voos (intangível); a locomoção através do ar. Para tal, faz-se o uso do transporte aeronave – naturalmente – mas este não é um produto comercializado pela empresa, sendo apenas o meio de fazer com que o serviço seja realizado. Assim, ela “vende sonhos”: ir de um ponto a outro com liberdade (e conforto), ser dono do próprio destino.

O verbo “voar” significa muito no imaginário das pessoas, pois denota livre arbítrio, o destemer! O comercial mostra tudo isso e ainda utiliza a imagem de crianças para ilustrar os 6 anos de existência da empresa, sempre ajudando o brasileiro a realizar seus sonhos. No filme fica muito claro que a GOL faz parte de todo o processo, dando confiança, cuidando e demonstrando que quer ser essa “asa parceira”:

Campanha da GOL Linhas Aéreas apresentada em 2007 - Aniversário de 06 anos.