Unilever e sua real beleza


Artigo de análise da nova campanha da Unilever para o Sabonete Dove de alcance mundial. O vídeo "Adesivo da Beleza" é o carro chefe da campanha.


Há 10 anos com o projeto “Real Beleza” - uma mistura de responsabilidade social, diversidade e marketing - a Unilever/Dove lança agora sua nova campanha mundial.
Desta vez, a empresa aposta em adesivos para defender que beleza "é um estado de espírito".(¹)

O vídeo “Adesivo da Beleza” assinado pela Ogilvy Brasil, não surpreende como o anterior - Retratos da Real Beleza - uma vez que podemos imaginar logo de início, o segredo contido no adesivo: confie em você.


Porém, o poderio da UNILEVER se mantém, ao investir milhões para descontruir “a beleza” promovida por outras marcas suas: LUX, TRESemmé, SEDA e CLEAR, com modelos estereotipados.

Para a multinacional isto não parece problema. 
A DOVE, presente em mais de 90 países, é a marca da Unilever que mais cresce no mundo. Vendas de mais de €2.5 bilhões por ano, superando as vendas combinadas de todos os outros sabonetes da categoria.(²)

Demagogia ou defesa do politicamente correto? 
Nos dias de hoje, onde o Photoshop e a maquiagem são abolidos até mesmo por famosos, a campanha ganha força: se sentir bem além da aparência.
O sentido da campanha de DOVE se resume: Responsabilidade Social não sai com água e sabão. Mais do que pele, é alma.

Mas engana-se quem acredita que o sucesso se dê apenas pelo engajamento voluntário do público. Desde seu viral considerado o mais visto da história(³), Google e Youtube possuem forte participação no sucesso da campanha, nos forçando em seus views à cada acesso.

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