Primeiro comercial de cigarro vai ao ar na Inglaterra após 49 anos

Comercial de cigarro eletrônico: primeira vez desde 1965 na Inglaterra

Um comercial fará história hoje (10) na televisão inglesa: pela primeira vez desde 1965, uma propaganda sobre cigarro e fumo irá ao ar.

A campanha é da VIP, uma empresa de cigarros eletrônicos. Até a autorização para a campanha aparecer na TV, uma série de percalços e muito debate.

O comercial quebra dois tabus da publicidade: primeiro, é a primeira vez que alguém aparecerá fumando desde os anos 1960 - a primeira vez, também, que um comercial de cigarro eletrônico será transmitido.

Em segundo lugar: uma outra versão do comercial tinha sido banida pelas autoridades inglesas por ser "extremamente sexual". No vídeo, uma bela mulher aparecerá usando o cigarro eletrônico. Ele irá ao ar depois das nove da noite no horário local.

Em fevereiro, a campanha tinha sido banida depois de receber 1156 reclamações de pessoas chocadas com o conteúdo. Nessa versão, a mulher da propaganda fala do cigarro usando metáforas claramente sexuais.

Depois, em setembro, ele foi reeditado, mas ainda assim o consideraram inapropriado. A nova versão promete ser bem mais comportada. Globalmente, a indústria do cigarro eletrônico vale cerca de 2,9 bilhões de dólares.

Veja a seguir o comercial que irá ao ar hoje à noite (10) na Inglaterra. Depois, a versão "proibida":




Confira nossa galeria de propagandas históricas de cigarros.

Fonte: Exame