Estratégia Mercadológica: DOLLY

Uma breve análise sobre a estratégias mercadológica do Refrigerante Dolly.

A marca – que é 100% brasileira – nasceu em 1987 (com o primeiro refrigerante diet do país). Tem como produto principal o “Dolly Guaraná” (produzido com extrato, aroma natural de guaraná e aditivos (conservantes e acidulantes), apresentado em três tamanhos: 350 ml, 2 litros e 3.3 litros.

A estratégia de comunicação se faz através da Rede TV – com patrocínio em programas como Super Pop, Encontro Marcado, TV Fama – comerciais (VT 30”) e também impressos. A marca tornou-se mais conhecida através da mascote “Dollynho – o seu amiguinho”, representado por uma garrafa pet verde (que parece meio amassada) e que realiza atividades recreativas em escolas.

Usam o Marketing de Guerrilha, e – no meio digital – a mascote e os jingles da marca (no mais famoso estilo “chiclete”) são ampla e toscamente comentados. Existem até comunidades nas mídias sociais (Twitter [1] e Facebook [2]) que satirizam Dollynho.

Apesar dos comentários desfavoráveis à marca na Internet, pesquisa da ACNielsen – empresa mundial de pesquisa de marketing [3] – mostra que a Dolly tem share de 10% no mercado brasileiro de refrigerantes e 30% em São Paulo Capital.


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