O Boticário e Natura apostam na diversidade

Empresas nacionais despertam para causas ligadas à diversidade e estampam campanhas com várias abordagens.

Embalado pela música “Toda forma de amor” de Lulu Santos, a nova propaganda de O Boticário traz casais heteros e homossexuais celebrando o Dia dos Namorados. Ao atrair a atenção da mídia por esta abordagem, O Boticário mostra mais uma vez que esta acompanhando as mudanças na sociedade.

Em 2014 a própria AlmapBBDO - responsável pela peça atual - mostrou uma “família moderna”, com pais separados. 


Para seu diretor de criação Rynaldo Gondim: “A propaganda não pode ser mais moderna do que as pessoas estão preparadas e também não pode ser retrógrada. O Brasil é muito grande”.

Em 2013, a Natura já abordou este tema com “Toda relação é um presente”, porém apresentava um casal homossexual de forma mais discreta.


Recentemente a Natura se sentiu penalizada ao patrocinar a novela Babilônia, que tem a ver com o tema. A empresa respondeu aos mais conservadores em nota: “Há sete anos patrocinamos a principal peça de teledramaturgia brasileira, que trata de temas relevantes ao conjunto da sociedade”. A marca de cosméticos ainda esclareceu que “não interfere no conteúdo criativo produzido, mas acolhe a pluralidade de pontos de vista e valoriza a tolerância”.

Se precavendo deste risco, O Boticário seguiu alguns cuidados, comenta Rynaldo Gondim.

Duas decisões foram essenciais: um roteiro autêntico, que primou pela simplicidade e naturalidade do tema (relacionamentos) e a própria escolha da trilha, que diminuiu o estranhamento e aumentou a identificação com o público”.

Ao conquistar uma reação positiva com seu comercial, O Boticário encoraja outras marcas a retratar este público, que busca ser representado como consumidor.

Artigo de Augusto Fagundes