História da Marca: Guaraná Jesus

História do famoso refrigerante maranhense: Guaraná Jesus.


Quem visita o Maranhão encontra Jesus. Não o nazareno, mas sim o secular guaraná cor-de-rosa que faz enorme sucesso na terra dos Sarney a ponto de ter sido comprado pela Coca-Cola. Até hoje a fórmula da bebida é a mesma criada em São Luís pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes em 1920, quando este acabara de importar uma máquina de gaseificação. 

Seu objetivo era produzir magnésia fluida, um remédio então na moda, o que não deu certo. Resolveu, dali, fazer uma bebida para os netos, a partir de 17 ingredientes que descobrira em viagens pela Amazônia. O doce sabor de canela e cravo e a cor exótica impulsionaram a fama do guaraná, que virou instituição maranhense. 

As embalagens do Jesus estampam o mesmo slogan há décadas (“o sonho cor-de-rosa”) e o logotipo do produto nasceu da assinatura do seu criador. Curioso, nessa história, é que o farmacêutico Jesus era ateu e foi excomungado pela Igreja depois de uma rinha com um padre.

No ano de 2001 a “The Coca-Cola Company”, compra os direitos sobre a marca “Guaraná Jesus”. A marca foi premiada em 2010 devido a uma grande campanha de marketing realizada em 2008, com o Premio Internacional de Excelência e Design.

Fonte: Almanaque