Artigo: Post de Oportunidade

Existe alguma sensibilidade nas publicações de oportunidade das empresas nas redes sociais?

Aproveitar as “notícias do momento” para promover uma marca é algo recorrente no universo de um Social Media. Porém é difícil encontrar o timing exato, afinal você precisa agir rápido e acertar na mosca.

O problema é que agir rápido dificulta uma visão mais abrangente do post, e isso pode ser fatal. Ser mal interpretado pode trazer uma repercussão negativa de “oportunismo” e “insensibilidade”.

Recentemente a morte de Roger Moore (o agente 007), provocou certa polêmica com o post de oportunidade da Sinaf Seguros. Enquanto alguns acusaram a marca de insensível, outros curtiram a sacada. (¹)

Outra marca que pegou carona com a morte foi a Marisa. A rede de lojas ironizou o depoimento do ex-presidente utilizando o mote: “A culpa não é da Marisa”. (²) Para muitos a postagem foi considerada de mau gosto, ao fazer piada com alguém que já morreu, e ainda mais às vésperas do Dia das Mães.

Antes de realizar um post é preciso analisar seus riscos. 

A postagem vai gerar valor para sua marca? Sua equipe está preparada para um retorno negativo? Se uma das respostas for não, é melhor pisar no freio e repensá-la. É bom ser o primeiro no post de oportunidade, mas ser o mais criativo é ainda melhor. Nas redes sociais a pressa também é inimiga da perfeição.

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