Glub Glub (TV Cultura) - 1991

Especial: Abertura de Programas

Glub-Glub foi um programa infantil que foi originalmente exibido entre 1991 a 1999, pela TV Cultura. O programa era focado em dois peixes, ambos chamados Glub, sendo um macho (Carlos Mariano) e uma fêmea (em alguns capítulos, interpretada por Cecília Homem de Mello, mas originalmente por Gisela Arantes). Tempo depois, uma nova personagem seria introduzia, a carangueja Carol, interpretada por Andrea Pozzi.

Abertura e história do programa Glub Glub produzido entre 1991 e 1999 pela TV Cultura.
O enredo básico de cada episódio trazia algum problema ou situação, cuja solução no final servia como lição de moral. Toda a ação ficava em torno dos dialógos, já que tudo ocorria sempre no mesmo local: um ponto do fundo do mar onde havia caído uma televisão que, segundo mostrava a abertura, era abastecida por um peixe-elétrico. A televisão, aliás, era um dos maiores destaques do programa, pois era através dela que os personagens assistiam animações, que eventualmente apresentavam alguma lição de moral que ajudava na solução de uma discussão ou problema recorrente.

Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, Françae Bélgica, elas eram produzidas atráves das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve.

Confira a abertura deste programa com uma deliciosa e divertida canção: