Objetos do Baú: Série Vaga-Lume



Uma série de livros que marcou vária gerações. Literatura rica, que prendia a atenção de vários jovens.


A Série Vaga-Lume é uma coleção de livros lançada pela Editora Ática a partir de 1972. As obras são principalmente voltadas para um público infanto-juvenil. A coleção ao longo do tempo teve algumas alterações no seu formato, mas, é inesquecível suas capas clássicas e suas imagens, onde os objetos ou pessoas ficam para fora do quadro tanto na capa e também no miolo. Escolhida em muitas escolas, sem esquecer que possui um suplemento de trabalho com várias atividades para o leitor.


Abaixo, apresentamos um "TOP 10" dos livros de sucesso da série. Fonte literal extraída do blog 'Listas Literárias':


1. O escaravelho do Diabo, de Lucia Machado de Almeida
Esse é disparado o melhor da coleção. Na trama desenvolvida por Lucia Machado de Almeida, um enredo que não passa vergonha perto de obras como as de Conan doyle, George Simenon, e Agatha Cristhie. Na trama vítimas ruivas legítimas começam a morrer numa série de assassinatos, sendo que cada uma delas antes da morte acaba recebendo um embrulho que contém um inseto: O escaravelho. Um tanto sádico o assassino, que além de sua aversão pelos ruivos muito bem explicada na trama, a avisar as vítimas de sua morte, revela também como pode nascer no ser humano seu pior instinto, o assassino. Uma trama envolvente, quem é época de valorização do cinema nacional, bem que poderia virar filme.


2. O mistério do Cinco Estrelas, de Marcos Rey
É o livro em que nascem o trio de detetives juvenis, Léo, Angela e Gino. A trama gira em torno do Emperor Park Hotel, um luxuoso cinco-estrelas que abriga muitas pessoas importantes. Léo, o mensageiro do hotel, encontra o cadáver do estrangeiro Ramón Varga, na lavandeira do Hotel. A partir daí, uma série de surpresas e um clima de suspense toma conta de sua vida.





3. Menino de asas, de Homero Homem
A melancolica e as dificuldades de um menino que ao invés de braços nasce com asas. O preconceito e as deficuldades das pessoas lidarem com as diferenças estão presentes nesta obra.






4. Os passageiros do futuro, de Wilson rocha
Lançado em 1993, o livro leva o jovem Delon ao ano de 1987, em meio a superinteligência, e a bionergia de Thera;








5. Garra de Campeão, de Marcos Rey
Dois motoqueiros que disputam na pista as vitórias, e fora delas o amor de Joyce. Um enredo para aventuras e confusões;








6. Éramos Seis, de Maria José Dupré
Dona Lola vê sua família se alterando com o passar dos tempos numa história com fundo dramático e propício a reflexões.








7. Os barcos de papel, de José Maviael Monteiro
Um grupo de amigos de perde no interior de uma caverna, e a habilidade em fazer barcos de papel de um deles poderá selar seus destinos. Quito, Miguel, André e Josué se perdem ao explorar a caverna que esconde muito mais surpresas do que podiam imaginar.






8. O rapto do garoto de ouro, de Marcos Rey
A história se passa no bairro Bela Vista (Bexiga), São Paulo, e conta o rapto de um menino (Alfredo), que se tornou um recente astro de roque conhecido como Garoto de Ouro e que iria comemorar seu aniversário de 16 anos em uma cantina, próxima à sua casa, com os amigos e a família, quando é raptado. Seu desaparecimento passa então a ser investigado pelo trio de protagonistas (Léo, Angela e Gino) e seu chefe Jaimão.





9. As aventuras de Xisto, de Lúcia Machado de Almeida
Batalhas medievais, a eterna luta entre o bem e o mal, um jovem guerreiro e seu fiel escudeiro, no melhor estilo de nosso Eragorn nacional.








10. A vida secreta de jonas, de Luiz Galdino
Um grupo de amigos encontra um garoto que nada sabe a respeito de si próprio e partem para a tentativa de descobrir quem ele é.







Qual destes você mais gostava?