Objetos do Baú: Bonecos Playmobil

Um dos primeiros bonecos Playmobil.
Playmobil foi criada por Hans Beck (1929 - 2009) em 1974 e vendida mundialmente a partir de 1975. A linha consiste em pequenos bonecos com partes móveis e uma série de objetos, veículos, animais e outros elementos com os quais esses bonecos irão se integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica.

Na Alemanha, são produzidos pelo grupo Brandstätter (geobra Brandstätter GmbH & Co KG), sediado em Zirndorf. A empresa, fundada em 1876 por Andreas Brandstätter em Fürth, Baviera, inicialmente produzia cadeados. Em 1921, produzia principalmente brinquedos metálicos como porquinhos mealheiros, telefones e caixas registradoras. Em 1954, a produção mudou para artigos plásticos.

Atualmente o Playmobil é fabricado também em outros países além da Alemanha, entre eles Inglaterra, Chipre, Malta, Espanha, Japão, Estados Unidos e Argentina.

Nas décadas de 1970 e 1980 o brinquedo foi fabricado no Brasil pela empresa Trol. Após a falência desta, passou a ser fabricado pela Estrela, na década de 1990. Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar da Argentina, onde são produzidos pela Antex sob licença da Geobra. A partir de 2008, o brinquedo voltou ao país através de importação diretamente da Alemanha feita pela Sunny Brinquedos. 

Coleção dos anos 70 da Playmobil.

Em junho de 2009, foi criado o PlayBrasilMobil, o primeiro Fórum brasileiro sobre Playmobil, com o intuito de agregar os fãs e colecionadores, além de difundir novamente o brinquedo e organizar exposições e eventos no país.