Punky, a Levada da Breca - Anos 80

Especial: Aberturas de Novelas e Séries



Soleil Moon Frye como Punky Brewster (Punky, a Levada da Breca)
A série foi transmitida pela NBC entre os anos de  1984 e 1988 e chegou ao Brasil no finalzinho da década de 1980, pelo SBT, e fez parte da infância de muita gente por aí. Em 2009, a série foi reprisada pela Band, mas não obteve o sucesso esperado e foi transmitida somente por um mês.

Punky, a Levada da Breca contava a história de Penelope ‘Punky’ Brewster, uma garotinha abandonada pelos pais que passa a contar com a companhia de Brandon, seu cachorro. O último episódio da série mostrou o casamento de Bradon, a única família que restou para Punky, com a cachorra Brenda.

A série teve quatro temporadas, totalizando 88 episódios e, também, uma versão em desenho animado e foi a responsável por tornar a intérprete da garota sardenta, Soleil Moon Frye, um nome conhecido mundialmente. Em 1989, a atriz foi a co-apresentadora de Girl Talk, atração baseada no jogo de tabuleiro de mesmo nome, e co-estrelado por Sarah Michelle Gellar (Buffy, The Vampire Slayer). Infelizmente, o programa só foi ao ar por uma temporada.

Depois de uma década sendo conhecida apenas como Punky Brewster, Frye fez seu retorno triunfal à TV na quinta temporada de Sabrina, The Teenage Witch (Sabrina, Aprendiz de Feiticeira). Passou pelas séries The Wonder Years (Anos Incríveis), Saved by the Bell e Friends, e depois seu personagem se tornou regular no elenco de Sabrina, The Teenage Witch. Nas três últimas temporadas da série, Frye interpretou Roxie King, amiga e companheira mortal de Sabrina durante seus anos de faculdade, atuando ao lado de sua amiga de longa data e produtora da série, Melissa Joan Hart.

Soleil Moon Frye como Punky Brewster (Punky, a Levada da Breca)

Depois que a série terminou, em 2003, Frye manteve seu foco na maternidade. Ela e seu marido Jason Goldberg, que é produtor de televisão, têm duas filhas: Poet Sienna Rose, de sete anos de idade, e Jagger Joseph Blue, de cinco. Desde então ela já trabalhou em projetos para crianças, emprestando sua voz para os personagens Jade, da franquia Bratz e Aseefa em Planet Sheen, um spin-off de The Adventures of Jimmy Neutron: Boy Genius.

Em 2011, Frye lançou seu primeiro livro Happy Chaos: From Punky to Parenting and My Perfectly Imperfect Adventures in Between. E outro livro da atriz deve sair ainda esse ano Let’s Get This Party Started: DIY Celebrations for You and Your Kids to Create Together


Sinopse da série:

Elenco da série Punky Brewster (Punky, a Levada da Breca)
Penelope 'Punky' Brewster é uma garota engraçada e bem humorada, abandonada por seus pais. O pai de Punky deixou a família quando ela tinha dois anos, e anos mais tarde, foi abandonada por sua mãe que a levou até um supermercado em Chicago e desapareceu. Punky então fica sozinha, apenas com a companhia do seu cão Pinky (Brandon). Logo depois, ela descobre um apartamento vago em um prédio local e passa a viver lá.

O prédio era gerenciado pelo fotógrafo Arthur Bicudo (Henry Warnimont), um senhor viúvo. Punky rapidamente se torna amiga de Cátia (Cherry Johnson), uma garota que vive no andar acima do apartamento de Arthur, e sua avó Luíza (Betty Johnson). Quando Arthur descobre Punky no apartamento vazio adjacente ao seu, ele ouve a história da garota e se emociona, se tornando como um pai para a garota, a adotando mais tarde.

Devido a dificuldade de comportamento da garota, a série é repleta de trapalhadas e situações inusitadas, contando com a presença de mais algumas personagens amigas de Punky, como Anderson Junior (Allen Anderson), e a antipática Margot (Margaux Kramer).

Há vários episódios memoráveis durante a série, como o qual Cátia acaba presa em um refrigerador velho durante um jogo de esconde-esconde (Se escondendo dentro do refrigerador e não conseguindo sair depois, consequentemente sofrendo de falta de oxigênio) e Punky salva sua vida aplicando técnicas de reanimação cardiorrespiratória que ela aprendeu na escola. Há também um dos mais sérios episódios da série no qual trata de abuso sexual de menores.