Qual o sentido de o Mágico de Oz na Publicidade?
Não sei se você já reparou, mas, de tempos em tempos, algumas marcas recorrem ao clássico O Mágico de Oz (1939), para promover seus produtos e serviços.
Mas, por que razão as campanhas publicitárias gostam tanto da comunicação inspirada neste clássico?
Além de pegar carona nos lançamentos cinematográficos inspirados no universo de Oz (o sucesso de Wicked está aí para provar), a força da história original está no poder simbólico e emocional da jornada de transformação e desejos de seus personagens.
Marcas como a General Eletric (GE), Energizer, FedEx e Google já tiveram esse clássico do cinema em suas campanhas. E, no Brasil, o Hospital Albert Einsten e a Ypê também já se renderam a essa nostalgia.
Hospital Albert Einstein alertou sobre AVC com personagem de O Mágico de Oz
Ypê comemorou 75 anos com campanha inspirada em O Mágico de Oz
Ao percorrer a Estrada de Tijolos Amarelos, é possível se deparar com os personagens que já fazem parte da cultura pop e representam alguns arquétipos:
Dorothy, representa a busca e a autenticidade, o Leão, a coragem e a confiança, o Espantalho, a inteligência e a estratégia, o Homem de Lata, a empatia e a humanização.
Todos esses temas são perfeitamente adequados para campanhas de reposicionamento, propósito de marca e lançamentos.