Bambuluá (TV Globo) - Ano 2000

Especial: Abertura de Programas

Bambuluá foi um programa infantil produzido pela Rede Globo, que estreou em 9 de outubro de 2000 e terminou em 21 de dezembro de 2001. Era exibida de segunda a sexta, no horário de 9h30 da manhã. 

História e abertura do programa Bambuluá, apresentado por Angélica na Rede Globo a partir do ano 2000.
Uma ideia de Roberto Talma, a história é vagamente inspirada no conto A Princesa de Bambuluá, de Câmara Cascudo. Protagonizada por Angélica, interpretando ela mesma, e por Pedro Vasconcelos, no papel de Bruck, a atração conta a história dos Cavaleiros do Futuro, protetores de Bambuluá, também chamada de Cidade dos Sonhos, que combatiam o Senhor Dumal e seus comparsas de Magush, a Cidade das Sombras. 

A principal intenção do Senhor Dumal é invadir e dominar a cidade de Bambuluá para se vingar do Mago Tchilim, que o criou e contra o qual se revoltou. Os habitantes de Bambuluá são chamados de sonhonhocas, e os de Magush são denominados sombrios. A gangue de adolescentes de Magush, liderada pelo inescrupuloso Morcegão, é a principal inimiga dos Cavaleiros do Futuro, cujo líder é o jovem Deco.

Um dos momentos notórios foi a participação dos bonecos da TV Colosso. Na trama, os cães Priscilla, Gilmar e seus 4 Gilmares, JF, Capachão, Borges e Bullborg chegam a Bambuluá a bordo um disco voador canino.

O programa foi a ultima produção do horário na emissora. Apesar de apresentar baixos índices em seu decorrer, a trama foi um grande sucesso entre o público infanto-juvenil, fechando com surpreendentes 42 pontos de Ibope. Seu último capítulo registrou índices mais altos que os do final da novela Esplendor.