Lambretta - Anos 50

Além de transportar muitos jovens de décadas passadas, a Lambretta tornou um ícone. A Lambretta foi a primeira fábrica de veículos no Brasil, saindo na frente até mesmo da indústria automobilística. A implantação da fábrica Lambretta do Brasil S.A.- Indústrias Mecânicas, em 1955, como uma licenciada da Inocentti, no bairro da Lapa em São Paulo, coincidiu com a moda mundial da motoneta (em inglês, scooter), na década de 50. A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca, superou a quantidade de 50.000 unidades/ano.

Um dos pontos fortes da Lambretta era a boa estabilidade devido ao baixo centro de gravidade proporcionado pelo motor próximo à roda traseira. O motor 2 tempos tinha boa refrigeração mesmo em marcha lenta, proporcionada por uma ventoinha.

No anúncio abaixo, temos um interessante título: "moço rico ou remediado?". Segue o texto:

"É difícil dizer.
Lambretta não e distintivo de classe social. Mas, não é fácil dizer que é um rapaz inteligente.
A Lambretta resolve com vantagens os seus problemas. E a economia que proporciona, o tempo que ganha, as vantagens que lucra pagam a sua Lambretta.
Não foi feita para exibição. Ele sabe disso. É para prestar serviços. Mas há quem pratique esporte com a Lambretta: corrida, "rallyes"...
Entretanto o seu forte é evitar problemas na condução ou gozar um domingo no clube."

Propaganda da Lambretta nos anos 50. Foco para os jovens.