Propagandas Antigas Absurdas

Seleção de propagandas antigas com abordagem morais absurdas.
O passado da publicidade tem uns anúncios assustadores. Seja pelo conteúdo, roteiro das campanhas, produtos anunciados. Muitos dizem que o mundo está cada vez mais "politicamente correto" e que isso limita a criatividade dos publicitários. Será?

Deixando esse divisor de águas de lado, reunimos dez propagandas absurdas, que deixaria qualquer cidadão dos dias atuais de cabelo em pé. Confira:


Propaganda dos cigarros Winston com os Flintstones
Cigarros Winston (Os Flintstones)
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Cigarros Winston na década de 50. Os Flinststones protagonizaram o comercial. Você imaginou personagens infantis vendendo cigarros nos dias de hoje?



Propaganda dos Revolveres Iver Johnson com criança
Revólver Iver Johnson (com crianças)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Na propaganda ao lado, uma criança é apresentada com um revólver na mão para repassar segurança em seu uso. O anúncio dizia que a boneca poderia ficar de lado e o filho poderia brincar com o revólver do pai, afinal a garantia era que as crianças não iam machucar com disparos acidentais.



Propaganda do Whisky Usher com um Burro
Whisky Usher (Burro)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)


Quer dizer que quem não bebe o uísque Usher é um burro? A publicidade em 1917 já mostrava suas ironias nos principais impressos brasileiros. Interessante e muito raro. 



Propaganda do 7 UP - Refrigerante e Bebê
7 Up (Refrigerante & Bebê)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Este de 1955, o refrigerante 7 UP apresentou um bebê matando sua sede com a bebida: "Por isso que temos os mais novos clientes no negócio (...) Ninguém faz isso como Seven-Up!"






Propaganda do Leite Moça como complemento ao leite materno.Leite Moça (Leite Materno)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Já apresentamos um anúncio que apresentava o Leite Moça como fonte de alimento complementar ao leite materno aos bebês (clique aqui para ver). Eles investiram fortemente nesta comunicação. Descobrimos outra pérola do mesmo ano. Imagine a força e as consequência na saúde dos recém-nascido consumindo leite condensado?



Propaganda das Modas Fada (Gorda Elegante) - 1974
Modas Fada (Gorda Elegante)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Hoje o anúncio das ‘Modas Fada’ seria politicamente incorreto e até ofensivo ao referir-se dessa forma às mulheres que estão acima do peso.



Propaganda do Revolver Taurus nos anos 70
Revólver Taurus
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Este comercial insinuava que quem tinha um revólver Taurus dormia mais tranquilo. "Não deixem que roubem seu sono". Atualmente, com as novas legislações sobre o uso de armas, seria incorreto. Diretamente dos anos 80:







Propaganda dos Cigarros Camel indicado por MédicosCigarros Camel (Indicado por Médicos)
(clique na imagem ao lado para ver a o vídeo)

A categoria menos apropriada para vender cigarros foi convidada para promover os Cigarros Camel. Por muitos anos, atletas, celebridades, médicos, políticos e formadores de opinião foram usados pela indústria tabagista para a venda de cigarros. Temos este interessante comercial da Camel, diretamente de 1944. Vídeo com legendas.



Propaganda dos Rifles Winchester com Crianças em 1929
Rifles Winchester (Crianças)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Para vender uma arma, qual o melhor público para comunicar? CRIANÇAS! Por mais insano que pareça, os Rifles Winchester apresentou em 1929 um anúncio com foco para as crianças! Incrível: “O menino que fizer o seu primeiro disparo com um rifle Winchester continuará atirando com a Winchester toda a sua vida”.





Propaganda do Drops de Cocaína - Cura para a Dor - com crianças
Drops de Cocaína (Cura para Dor)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Por apenas 15 centavos, drops que usa a cocaína como sua composição básica prometia cura para a dor: ”Cocaína. A dor de dentes desaparece. Cura instantânea!”. Propaganda de 1885. Interessante ver o uso de crianças para ilustrar a campanha.

Não deixe de conferir a segunda parte desta seleção.