Dez Propagandas Antigas de Refrigerantes

Seleção de dez propagandas antigas e históricas de refrigerantes
O refrigerante é uma bebida marcante. Está conosco desde a infância. Muitas não existem mais, deixando boas lembranças. Hora de acompanharmos uma seleção especial de propagandas de muitos refrigerantes que fizeram sucesso no passado. Alguns que serão apresentados, você nunca chegou a experimentar (temos a certeza disso). Pegue seu copo, sente na cadeira e saboreie essas delícias refrescantes do passado:



Propaganda do refrigerante Mirinda em 1994
Refrigerante Mirinda 
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

O puro sabor da laranja em forma de refrigerante. Mirinda fez sua presença no mercado brasileiro até 1997, onde foi substituída plenamente pela Sukita (que já existia), que também é produzida e engarrafada pela Ambev. Veja esta propaganda de 1994, com o Blue Man Group na cor laranja, em referência ao refrigerante.



Propaganda do 7 UP - Fido Dido em 1993
7 UP 
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)


Lembra do 7UP? No Brasil, o refrigerante foi lançado em 1993 e deixou o mercado em 1997, em virtude da baixa receptividade e conseqüente queda nas vendas em relação às concorrentes, relançando a Teem, especificamente no Rio Grande do Sul. Nos resta a lembrança. Confira o comercial de lançamento do refrigerante. Quem lembra do Fido Dido?



Propagandas antigas do refrigerante Crush
Refrigerante Crush
(clique na imagem ao lado para ver as propagandas)

Crush é mais conhecido em seu sabor laranja, embora aqui já tenha sido vendido também com seu sabor uva. Quando fabricado no Brasil, o que não ocorre mais, o foi por indústrias de refrigerantes como a Golé e a Pakera então franqueadas pela multinacional Cadbury Schweppes, atual detentora da marca na maior parte do mundo. Acompanhe anúncios históricos! Clique na propaganda ao lado!



Conheça a história do Refrigerante Baré
Refrigerante Baré
(clique na imagem ao lado para saber mais informações)

Este refrigerante tem um sabor de infância para muitos adultos dos dias de hoje! O refrigerante Baré é uma marca que pertence a AmBev com nome inspirado na tribo de índios Barés, da região de Manaus, no sabor guaraná. Clique na imagem ao lado e saiba mais sobre este refrigerante.



Propaganda da Soda Limonada no anos 80
Soda Limonada Antártica
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Um famoso jingle do refrigerante de limão de grande sucesso da Antártica. Diretamente dos anos 80, bem antes do sucesso da "Pipoca & Guaraná" ou "Pizza & Guaraná". Imperdível. Clique no 'Play' e cante junto!




Propaganda da Sukita com a Simony e Jairzinho
Sukita - Jairzinho e Simony
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Dá pra ter um gosto de anos 80 ao ver este anúncio. Jairzinho e Simony são as estrelas do saudoso Sukita. O refrigerante era tão encorpado que dava para ver uma "polpa" ao fundo da garrafa. Propaganda de 1988: bem antes de existir o Tio do Sukita! Clique aquiaqui também e neste link também para acompanhar as aventuras do Tio da Sukita.



Propaganda do Guaraná Taí
Guaraná Taí
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

O Guaraná Taí é o guaraná da Coca-Cola e foi produzido em larga escala de 1982 até 1987. Depois deste período, sua produção limitou ao regional e a Coca-Cola fortaleceu sua produção de Guaraná no Kuat. Na época, ainda não existiam refrigerante em latas de alumínio, o custo era alto. No comercial ao lado, podemos reparar o design primário da lata do refrigerante. 



Grapette - Jingle
(clique na imagem ao lado para ouvir o jingle)


GRAPETTE! Uma marca internacional, tradicionalmente conhecida, amada e desejada por todos, desde 1948 - quando começou a ser comercializada no Brasil.  Seu sabor era inconfundível. É impossível esquecer que "QUEM BEBE GRAPETTE REPETE". Clique na imagem ao lado e ouça seu famoso jingle. Ouça e acompanhe mais dois comerciais: clique aqui e aqui também!



Propaganda do Guaraná Espumante Lacta nos anos 20.
Guaraná Espumante Lacta
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

A Lacta, hoje marca da Mondelez, conhecida pelos seus chocolates, já atuou com grande sucesso no mercado de bebidas. A fabricante da Lacta na década de 1920, Zanotta, Lorenzi & Cia, produzia um dos refrigerantes mais consumidos na época, o Guaraná Espumante. 
Veja esta rara propaganda da década de 20.



Propaganda do Refrigerante Elefante
Guaraná Elefante
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)



Temos a certeza que você nunca ouviu falar deste guaraná, tão menos chegou a beber ele. O Guaraná Elefante foi produzido pela Bebidas Ipiranga, com um considerável sucesso de vendas na década de 20, na capital paulista. Veja o anúncio ao lado, com um texto denso e imagens ricas.



Propaganda da RC Cola com Nancy Sinatra
RC Cola
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)


Eis um refrigerante que concorreu fortemente com a Coca-Cola em décadas passadas (clique aqui para conhecer sua história). Mesmo com a mudança de Chero-Cola para RC Cola a marca esteve presente com grandes campanhas publicitárias. No vídeo, contamos com a participação de Nancy Sinatra, filha de Frank Sinatra.


Qual destes refrigerantes é (foi) o seu favorito?