A Volkswagen só quer se divertir

Propaganda do Volkswagen UP veiculada em 2014 com a trilha da Cindy Lauper "Girls Just Wanna Have Fun".


Com certeza você já deve ter se deparado com a propaganda(¹) do novo carro da Volkswagem, o UP! Se não viu, pelo menos o jingle já deve ter te alcançado.

Se utilizando mais uma vez de personagens da série Star Wars – a montadora já fez isso no passado, confira aqui – o comercial tem forte apelo popular. Ao som de Girls Just Wanna Have Fun (Cindy Lauper, 1983), o filme Have Fun - assinado pela AlmapBBD – é bem humorado e transmite a ideia de que o novo modelo se encaixa em todos os perfis, independente de idade, sexo ou profissão.

Em 2012, outra montadora recorreu à ícones pops que marcaram gerações. A Mitsubishi pegou carona no filme De volta para o Futuro (1985) para anunciar o Mitsubishi Lancer.

Propaganda do Mitsubishi Lancer, em 2012. Carona no filme "De volta para o futuro" de 1985.

Por enquanto a Volkswagen não tem motivos para sorrir. Apesar da forte exposição na mídia, apenas um pouco mais de 2.000 unidades do UP! foram emplacadas no mês de lançamento.(²)
Sabe-se que o início de ano é sempre difícil para as vendas e para quem busca ultrapassar a Fiat - líder em vendas há anos - isso parece um grande desafio.

Mas será que a campanha agradou de verdade? Qual seria o “insucesso” nas vendas? Talvez fatores como Praça (ponto de vendas) e Preço tenham a resposta. Ou elementos na própria campanha, que se assemelham muito com a de lançamento do Novo Uno (2010), onde até os veículos têm design parecido.

O mais preocupante é que o xodó da montadora, o Gol, que há 27 anos era líder de vendas caiu para 3º lugar em março.

No passado a Volkswagen se utilizou do Espaço para lançá-lo.



Há uma forte expectativa para que o UP! se consolide no mercado, emplaque de 10 a 12 mil unidades mensais e faça a alegria da Volkswagen.