Pepsi e Coca-Cola juntas (Araldite) - 1989

Propaganda em que Pepsi e Coca-Cola estiveram juntas em prol de um cliente brasileiro inusitado.
A tradicional guerra das colas já trouxe momentos inesquecíveis para a propaganda mundial. No Brasil, a briga mercadológica entre as duas marcas é igualmente acirrada, e serviu de inspiração para a equipe de criação da então Standard, Ogilvy & Mather desenvolver em 1989 uma campanha para o cliente Araldite, marca de cola da Ciba-Geigy. 

O filme Latas, como contou o publicitário Clovis Calia, que dividiu a direção de criação da campanha com José Fontoura da Costa, foi desenvolvido com a certeza de que causaria polêmica, motivo pelo qual nem solicitou autorização das duas multinacionais para o uso das embalagens no comercial. Começa com um fundo negro anunciando novidade na guerra das colas, seguido por uma forte batida de escola de samba como trilha. O filme exibe duas latas - uma da Coca e outra da Pepsi - se aproximando até que Araldite é aplicada e as duas ficam grudadas.

Esse comercial, produzido pela Jodaf e dirigido por João Daniel Tikhomiroff, fez sucesso no Festival de Filmes Publicitários de Cannes, e acabou trazendo um Leão de Ouro ao Brasil. O filme, criado por Carlos Castelo Branco e Fernando Mesquita, teve vida curtíssima na mídia, e muitos chegaram a considerá-la uma peça fantasma - ou seja, criada especialmente para participar de festivais publicitários.