Burger King e as armas da Pepsi

No campo de batalhas das grandes marcas muitas estratégias tornam ousadas a ponto de propor a união de grandes concorrentes.

Já imaginou dois dos maiores concorrentes juntos? Foi o que tentou o Burger King nesta semana, para celebrar o “Dia Internacional da Paz”. Com uma carta aberta ao Mc Donald’s, a proposta apresentou uma loja conjunta e um site especial.

Diante da proposta ousada, a recusa do Mc Donald’s veio acompanhada de uma alfinetada: “Ps. Da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente”.

Os internautas não perderam tempo e diante da recusa do Mc Donald’s trouxeram o Bob’s para a jogada.

Aproveitando a ocasião, seus concorrentes Giraffas e Subway também entraram na onda. A primeira publicou em sua página no Facebook que aceita a parceria do Burger King, com BKBrutus e GiraWhopper. Já o Subway não quis parceria e lançou a promoção: “compre um sanduíche e leve dois”.

O buzz gerado pelo convite rendeu a todos as primeiras posições nos TT’s do Twitter.

Este jogo de exposição de marcas concorrentes nos remete à eterna guerra travada entre Coca-Cola e Pepsi no passado. (veja aqui) Uma guerra em que a Marca menor utiliza a líder de mercado para se destacar.

Em certa ocasião, as multinacionais apareceram juntas por um bem comum. E isso só foi possível com a ajuda de dois brasileiros. (veja aqui)

Hoje, mesmo com maior alcance nas mídias, Coca-cola e Pepsi seguem seus negócios em clima de paz. Pelo menos na Publicidade.