Atletas dos gramados em comerciais


O esporte garante muita visibilidade à atletas por meio de seus êxitos e conquistas. Subir em um pódio, ter uma medalha ou trofeu pode garantir muito mais a um atleta do que o reconhecimento da prática esportiva que ele atua. A publicidade sempre esteve de olho em atletas que estão em destaque na mídia. Se você pensa que isso é algo dos tempos modernos, hoje vamos voltar no tempo e apresentar alguns nomes que a publicidade enalteceu e garantiu sucesso para várias marcas.

O futebol é a modalidade esportiva que mais gera cifras em campanhas publicitárias. Em 2018, a receita do futebol supera R$ 100 bi e esporte já é maior que PIB de 95 países. O futebol fez com que a Nike faturasse US$ 28 bilhões em 2014. Os atletas passaram a ter cotações milionárias, rendendo bons lucros dentro e fora dos estádios. Não é de hoje que muitos nomes saíram dos gramados e foram parar em campanhas de TV ou da mídia impressa. David Beckham, o jogador de futebol que mais ganha com publicidade no mundo, são R$ 93,5 milhões por ano. 

A Nike investe em muitas campanhas, tanto que o futebol fez com que a marca faturasse US$ 28 bilhões em 2014. Uma marca que patrocina não só jogadores, bem como uma seleção inteira. Em 1998, ao som de 'Mais que Nada' de Sérgio Mendes, a seleção brasileira canarinho aprontou muita bagunça no aeroporto e mostra um verdadeiro 'futebol arte’. 


Mas voltando bem no tempo, na virada dos anos 1940 / 1950, era comum jogadores anunciarem marcas de cigarros. Ademir Menezes, por exemplo, maior ídolo do Vasco e do futebol brasileiro na época, chegou a promover os cigarros Lincoln, algo que, hoje em dia, além de impensável, seria proibido . O jogador Gerson conseguiu eternizar uma "lei", das pessoas que gostam de levar vantagem em tudo. O bordão virou sucesso e a Lei de Gerson marcou as campanhas dos Cigarros Vila Rica. Além do VT comercial, foram produzidos anúncios impressos veiculados em revistas dos no final dos anos 70


Um dos jogadores que estamparam centenas de campanhas publicitárias foi o Pelé. De imobiliária à companhias multinacionais de celulares, o jogador de futebol de maior renome do século passado soube aproveitar bem de sua aposentaria (e até mesmo antes dela) na presença de diversas propagandas. Em nosso site, você confere dezenas dessas campanhas

Essa seleção de nomes de atletas são grandes: Zagallo (garoto propaganda de aparelhos de TV), Oscar (para a Mitsubishi), Jorge Mendonça (também para a Mitsubishi), Zico (Coca-Cola e Kichute)  e , Maradona (Coca-Cola).

Não só esportistas dos gramados colheram os louros da publicidade. O automobilismo levantou bons nomes das pistas para campanhas publicitárias, com destaque para o Rubens Barrichello , Emerson Fitipaldi e nosso lendário Ayrton Senna

Para fechar esta nostálgica seleção, deixamos uma campanha da Gillette de 1941 onde buscavam fortalecer a popularização do futebol com uma campanha publicitária que apresentava um breve manual sobre passos e jogabilidade nos gramados.

Nenhum comentário