Nome: uma decisão simples na era digital

Os criadores das lojas online têm sempre a preocupação relativa ao naming da empresa. O nome é, de facto, um aspeto muito importante para qualquer atividade, sendo que é este o elemento que ajuda a transmitir, não só o âmbito da atividade, mas também a criatividade, o objetivo, os valores, os princípios e as estratégias: valores fulcrais para o sucesso.

O momento em que se dá nome a uma empresa é, provavelmente, dos mais significativos entre os passos embrionários de uma empresa. O nome é, logo a começo, parte de uma longa estratégia corporativa que pode desencadear todo um leque de acontecimentos mais ou menos positivos, ao estruturar, de uma forma vincada, todo o processo identitário de uma loja online.

Numa época onde se torna tão complexo ultrapassar as difíceis lógicas da concorrência no mundo digital, este é um passo que exige um pensamento concreto e uma seriedade efetiva. Afinal, mais do que um mero traço identificativo, o nome trata-se de uma estrutura essencial para posicionar a empresa e a destacar de todas as que, a seu par, atuam dentro do mesmo mercado.

Evidentemente, a criação do nome faz parte de um processo criativo intenso e que se integra fortemente nas noções do marketing online. Pensar em nomes para a sua loja, no entanto, tem vindo, gradualmente, a tornar-se mais simples, à medida que, saindo das mãos de profissionais, se criam estruturas digitais que apoiam este tipo de decisão e ajudam os empreendedores a desenvolver este processo a solo.

Mais baratos do que a contratação de funcionários para o efeito e, muitas vezes, até gratuitos, vários geradores de nomes têm sido aclamados no processo criativo da criação da identidade empresarial.

Descobriremos, hoje, o que torna tão importante a criação de um nome e quais as formas gratuitas de conseguir fazer isto com mestria, para a obtenção dos melhores resultados.

Como elaborar nomes de lojas de formas prática e lucrativa


Um bom nome para a loja online: que propósito serve?

Pense em qualquer conversa, sobre qualquer empresa. Qual é o primeiro aspeto que acaba, de forma consciente ou inconsciente por revelar? O nome!

O nome de uma marca é um dos aspetos mais incríveis da sua comunicação e da sua identidade, servindo para que a mesma possa chegar ao público, ser identificada e lançar-se, a partir de então, como uma empresa específica e concreta, com uma atuação e um impacto efetivo no mercado.

A criação do nome deve estar relacionada intrinsecamente com os valores de uma marca, os seus conteúdos, os produtos comercializados e os traços que identificam as suas intenções e valores.

Da mesma forma, o nome deve ser único, de forma a servir como fator de distinção face a outras empresas, simples, para que as pessoas possam identificá-lo e lê-lo sem quaisquer constrangimentos e curto, para que se torne fácil memorizá-lo. A originalidade cumpre, aqui, um papel, já que existe o risco de escolher nomes já utilizados ou demasiado semelhantes a outros. A escolha de um nome parecido com o de uma empresa que tenha maior impacto comercial pode, com facilidade, exercer um impacto negativo na evolução de uma nova marca no meio empresarial.

De facto, o processo de criação de um nome não é simples. Além de todas estas preocupações, acresce ainda a necessidade de garantir que existe, na Internet, a disponibilidade de um URL simples com o nome escolhido, sendo fulcral a verificação da disponibilidade dos domínios.

Justamente por toda a complexidade que envolve a criação de um nome, torna-se cada vez mais intensa a procura por alternativas. Felizmente, na Internet, vários geradores tornam a tarefa cada vez mais simples. 


Conseguir criar um bom nome gratuitamente

Embora se trate, efetivamente, de um processo com alguma complexidade, não pode dizer-se da criação do nome que seja, hoje, impossível. Na verdade, as estruturas criadas, ao nível dos aplicativos, tem simplificado muito todo o processo de construção da identidade da marca, ao criar formas menos complexas de se gerar, não só o nome, mas também o logótipo, o URL e o slogan.

Na sua maioria em inglês mas também em português, torna-se possível encontrar geradores de nome que se baseia nas caraterísticas da empresa para criar um nome. Estes geradores consideram, já, a existência dos domínios referentes na Internet, e baseiam-se em palavras-chave escolhidas pelo dono da empresa. 

Além disso, com acesso a listas de nomes, estes geradores garantem um nome original e adaptado aos gostos pessoais de cada um.

Estes geradores terão ainda a possibilidade de aceder a algumas listas, onde poderá selecionar, não só o nome que melhor se adequa à empresa que gere mas também aos seus gostos pessoais.

Desta forma, a criação de um nome torna-se mais simples do que nunca, sendo facilitada pelos próprios aplicativos disponíveis online, que garantem a criação de um nome do tamanho da ambição da sua empresa online.
“Propagandas

Nenhum comentário