Anúncios de Loteria à Moda Antiga

História de loterias com propagandas antigas de jogos e casas lotéricas
A prosperidade ligada à sorte vêm de longas datas. Qual pessoa não sonhou em se tornar milionário do dia para a noite? As loterias, seja no Brasil ou em qualquer parte do mundo, fazem brilhar os olhos das pessoas levando aos melhores sonhos de consumo.

História das Loterias no Brasil

Tudo começou em 1784 na na cidade de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais. Os primeiros jogos existiam com o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção de estabelecimentos públicos como a Cadeia e a Câmara dos Vereadores. Para evitar desvios das arrecadações, o governo deu prioridade para que tudo que fosse arrecadado seria destinado aos orfanatos, hospitais e Santas Casas. O loterias foram regularizadas em 1844 por meio de um decreto do imperador da época, Dom Pedro II. No momento em que o Brasil se tornou República (no ano de 1889), boa parte do dinheiro arrecadado com esse sistema foi destinado ao governo federal. A partir desde momento, o governo acompanhando as vantagens deste método, foi feita sua regularização para uma prática legal e segura em todo país.

Garoto vendedor de bilhetes de loteria em 1904
Vendedor de bilhetes de Loteria em 1904
Com a regulamentação dos jogos, vários permissionários surgiram no país. Jogos regionais, municipais e até mesmo entre clubes ou gremiações buscavam nas loterias uma forma de angariar fundos e ampliar as receitas. Os jogos regulamentados pelo governo trazia uma nova tendência para o mercado: as Casas Lotéricas. Com a venda de bilhetes, várias modalidades de jogos surgiam, para todos os bolsos e sonhos.


Casa de Loterias em 1922 na cidade de Campinas-SP

Propagandas antigas de Loterias

Para ajudar a promover os jogos, anúncios criativos e curiosos foram produzidos em diversas partes do Brasil. Apresentamos alguns deles, com destaques para argumentos chamativos e inusitados.


Este anúncio é da Loteria Paulista, veiculado no ano de 1945. Foi veiculado em um tempo em que gordura era sinônimo de prosperidade, fartura, ambundância no lar. “O seu dia chegará”, diz a senhora obesa para a magra.

Este anúncio veiculado em 1940 promovia a Casa Lopes, especializada em jogos e loterias, localizada em Belo Horizonte-MG. Na mesma linha de comunicação do anúncio anterior, um senhor rico ostentava sua riqueza por meio de seus objetos, vestimenta e um olhar ambicioso.

Com o passar dos anos, e com o advento da TV, surgiram criativas campanhas publicitárias com humoristas, celebridades e personalidades políticas. Apresentamos alguns VTs publicitários veiculados entre os anos 80 e 90.





E quem viveu os anos 70 irá lembrar da famosa Zebrinha do programa Fantástico, da Rede Globo. O famoso mascote tinha a missão de todo o domingo anunciar os resultados dos jogos na loteria esportiva. Mesmo para quem não apostava nos jogos, tinha uma simpatia pela candura da zebrinha.



Curiosidades sobre as Loterias

01) o maior prêmio pago em uma loteria foi nos Estados Unidos, com uma premiação de $1,6 bilhões divididas entre três apostas ganhadoras: uma da Califórnia, outra do Tennessee e Flórida.
02) até o momento, no Brasil, a Mega Sena pagou o maior prêmio para uma única aposta em maio de 2019: R$289 milhões;

Nenhum comentário