As Marcas das Olimpíadas no Brasil

Cidades brasileiras se candidataram a receber os jogos olímpicos ao longo dos anos

Quando se fala em Olimpíadas, nossa memória viaja até 2016, ano em que o Brasil viveu intensamente os Jogos Olímpicos. Se no passado, o país ansiava em receber a competição, hoje essa ideia enfrentaria muita rejeição. 

Apesar da boa colocação (13ª lugar no ranking com 19 medalhas), as promessas não cumpridas e escândalos de corrupção, contribuíram pra isso.

Mas você sabia que bem antes de 2016, o Brasil já tentou sediar os Jogos? Confira a seguir essas tentativas.

No início dos anos 90, a cidade de Brasília entrou na disputa pelos Jogos de 2000. Porém, uma visita da comissão de avaliação do COI acabou reprovando a ideia. A disputa ficou entre Berlim, Istambul, Manchester, Pequim e Sydney. A cidade australiana acabou levando a melhor.

Marca da cidade de Brasília como cidade candidata para sediar os jogos olímpicos no ano 2000

Em 1996 o Brasil tentou mais uma vez, agora com o Rio de Janeiro. E contando com o apoio de artistas, atletas, empresários e políticos, essa foi a candidatura que mais avançou. Porém, mesmo embalada por “Aquele Abraço”, a proposta não foi uma das finalistas.


Cinco cidades foram para a fase final: Buenos Aires, Cidade do Cabo, Estocolmo, Roma e Atenas. A capital grega acabou sendo a escolhida.

Marca do Rio de Janeiro como cidade candidata para sediar os jogos olímpicos de 2004

Em 2002, o Brasil faz nova tentativa e dessa vez com uma disputa interna, entre São Paulo e Rio de Janeiro para os Jogos de 2012. O COB optou pela campanha do Rio de Janeiro, mas a candidatura mais uma vez não avançou. Paris, Madrid, Nova Iorque, Moscou e Londres ficaram entre as finalistas. E dessa vez, o país que inventou o futebol levou a melhor.



Mas o Rio de Janeiro não desistiu do sonho, e em 2007 tentou novamente. Nessa época a cidade estava prestes a sediar os Jogos Pan-Americanos, o que daria força em sua candidatura para as olimpíadas. Em 2009, superando Madrid, Tóquio e Chicago, o Rio de Janeiro se tornou a cidade escolhida.

Desenvolvida pela agência Tátil, a marca da Rio 2016 continha 3 pessoas de mãos dadas. Seu formato remetia a um coração, a palavra “Rio” e ao Pão de Açúcar e buscava transmitir “paixão e transformação”. Seu lançamento foi embalado pela música “Aquele Abraço”, dessa vez numa nova versão.




Nenhum comentário