Creme Rugol - 1942
Imagine um creme tão poderoso que promete manter a juventude do rosto com apenas algumas aplicações. Era essa a promessa do Creme Rugól, que ganhou as páginas da revista Careta em 7 de fevereiro de 1942. Com uma linguagem direta e emocional, o anúncio apela ao medo das mulheres de perderem a juventude e a beleza, destacando sinais como “rugas na testa”, “pés de galinha” e “cravos e espinhas” como os primeiros vilões da velhice. A ideia de que apenas “um só creme” pode resolver tudo — rápido e eficientemente — é o grande apelo da peça.
Veiculado num contexto em que os padrões de beleza femininos estavam ligados à juventude eterna, o anúncio da Veja de fevereiro de 1942 é um retrato fiel da publicidade da época. A peça explora fortemente o discurso da estética ideal, com promessas quase milagrosas. A estratégia do "tratamento experimental de três dias" serve como chamariz para incentivar o consumo imediato. Além disso, o uso de uma imagem de mulher sorridente aplicando o produto e o reforço visual com uma ilustração explicativa de aplicação mostram como o visual também era pensado para convencer.
Fonte: Biblioteca Nacional