Clube da Criança (TV Manchete) - 1991

Especial: Abertura de Programas


Xuxa no comando do programa 'Clube da Criança'.
O programa Clube da Criança estreou no dia 6 de junho de 1983 na TV Manchete, com a modelo Xuxa à frente da atração. No início, Xuxa resistiu em aceitar o convite, feito a ela em 1983, e Maurício Sarman Gase estava de olho em sua segunda opção, Monique Evans, mas por fim Xuxa acabou fechando contrato com a extinta emissora.

Em 1987 Angélica passou a apresentar o programa alcançando grande prestígio na imprensa não apenas pela sua maneira de conduzir o Clube, mas principalmente por sua beleza e charme. A apresentadora virou sucesso entre as crianças e em 1989 lançava seu primeiro disco, com a música "Vou de Taxi", símbolo de sua carreira. O Clube da Criança nesta fase, não exibia apenas desenhos animados, ele também serviu como portão de desembarque para a febre dos live-actions, Foi o tempo de Jaspion, Changeman e Lion Man.

Angélica no comando do programa 'Clube da Criança'.
Angélica deixou a Rede Manchete em 1993, quando a emissora foi vendida para o grupo IBF. No dia que assinou o contrato, Angélica recebeu uma correspondência de Adolpho Bloch dizendo que ela não deixasse a emissora, porque ele havia reassumido o controle da empresa, mas Angélica já estava com contrato assinado com o SBT.

Com a saída de Angélica, o Clube da Criança passou a ter o cenário ambientado num circo e a apresentadora agora era a atriz Milla Christie. Milla surgia vestida de mágica e mostrava jeito com o público infantil, mas não durou muito tempo, pois logo em seguida assinou contrato com outra emissora e deixou a Manchete em 1994.

O Clube da Criança passou a ser apresentado pela Miss 1994, Patrícia Nogueira, que carinhosamente ganhou o apelido de Pat, conhecida pelo seu “Pat Beijo”. Patrícia Nogueira, aos 16 anos, foi tirar fotos para Revista Manchete e lá surgiu a oportunidade de fazer um teste de apresentadora de TV, quando os produtores do programa infantil viram ali uma promessa, tornando Patrícia a nova apresentadora do Clube da Criança. Como tentativa de marketing do programa foi lançada a  “Pat, a Boneca de Verdade”, uma bonequinha tipo "Barbie", que vinha com a sua imagem, um kit surpresa, faixa, coroa de Miss Brasil e vestido de luxo. A boneca tornou-se um grande sucesso vendendo mais de 23 mil exemplares.

Patrícia Nogueira no comando do programa 'Clube da Criança'.
Pat ficou no comando do programa até o ano de 1995, quando o Clube da Criança por falta de recursos acabou saindo do ar.  Depois do Clube, ela  também comandou o musical Raio Laser, permanecendo por 3 anos e participou do quadro “Giro Maluco” na TV Gazeta.

Em 1997, uma nova proposta surgia para o programa. A idéia era lançar a menina Debby de apenas cinco anos, como apresentadora e posteriormente como atriz. Debby foi escolhida depois que sua mãe levou a irmã da apresentadora em um programa de caça-talentos, a menina foi convidada para a click models para o comercial da Malory, depois disso fez um teste para o Clube da Criança e passou. O programa agora retornava inicialmente com 30 minutos de duração, e sem auditório. A crise em 1998 da emissora acabou levando o programa à extinção.  

Fonte: InfanTV