Brad Pitt e o Toyota Corolla: Quando Celebridades Impulsionam Vendas
Carros se tornam um sucesso depois de cair no gosto popular com propagandas criativas
O setor de veículos é um dos mais rentáveis não só do Brasil, mas do mundo. Quando uma montadora resolve colocar um produto à venda no mercado, não faltam investimentos para convencer o consumidor final a investir o seu dinheiro para ter o auto do momento.
Além das peças, facilidades e tecnologias existentes do veículo, as empresas colocam suas fichas na publicidade. Conhecida por ser a 'alma do negócio', a veiculação do comercial ao redor do mundo é fundamental e reflete na hora das vendas.
Por conta disso, não faltam exemplos em toda a história da publicidade de comerciais que chamaram a atenção dos consumidores e tiveram um boom de vendas interessante no mercado.
Toyota Corolla
Um dos carros que ficaram marcados pela sua publicidade foi o Toyota Corolla. O veículo foi lançado em 2003 e a montadora apostou na dupla Brad Pitt e Angelina Jolie. A ligação com o ator norte-americano ficou tão forte, que logo depois da propaganda, o apelido do carro virou "Corolla Brad Pitt".
No filme divulgado na época, o galã de Hollywood aparece dentro do Toyota Corolla e se vê preso no trânsito da cidade. Incomodado com o engarrafamento, ele começa a 'distrair' a guarda de trânsito. Seduzida por Brad Pitt, ela o libera da fila de carros e consegue dirigir pela cidade com muita velocidade e agilidade com o carro.
Em outra ação do Toyota Corolla e Brad Pitt, o astro dos cinemas é perseguido por vários assessores do escritório. O carro se torna a ferramenta de escape e ele pisa fundo para acelerar e ganhar tempo com o seu veículo.
Devido a essa ligação tão forte de Brad Pitt com o Toyota Corolla, muitos consumidores foram às concessionárias investir suas economias ou até mesmo trocar seus carros da época para ter a sensação de ser o ator norte-americano e conduzir o veículo pelas ruas das grandes cidades do mundo.
Outras propagandas
Além do Toyota e Brad Pitt que citamos acima, outro veículo que fez muito sucesso recentemente e chamou a atenção dos consumidores foi o Mitsubishi Lancer, que utilizou imagens do longa-metragem De volta para o Futuro. Na ocasião, o sedã da marca japonesa tinha um cachorro robô ao volante. Recebido por Dr. Brown, interpretado por Christopher Llody, o androide canino engatou a fala "vocês ainda não estão preparados para isso, mas seus filhos vão adorar".
Fiat Palio
No início do século, a Fiat teve uma grande sacada ao colocar de forma sutil a bandeira contra preconceitos e estereótipos da sociedade. Na épica, a nova linha do Palio ganhou o jargão "Xii, está na hora de rever seus conceitos". Na época, a propaganda ficou tão forte, que a expressão era usada não só para os carros, mas como em qualquer situação mais inusitada no dia-a-dia da sociedade no Brasil.
Fusca
O bom e velho fusca, carro que fez muito sucesso nos anos 70, também brilhou nos comerciais pelo Brasil. Recentemente, o apresentador Cazé foi o personagem da peça que procurava pessoas na rua e questionava o que elas achavam do Fusca 2013. Na ocasião, personagens icônicos como o ex-jogador Rivellino e até mesmo o saudoso Mussum foram integrados para desenvolver a ação e convencer os consumidores de comprar o veículo da Volkswagen.