Goudron-Guyot - 1929

Um homem de braços abertos, em pose confiante no meio da neve, é a figura central dessa propaganda chamativa do produto Goudron-Guyot. A promessa? Tornar o corpo imune ao frio intenso e às doenças do inverno, graças a um “poderoso extrato do pinheiro marítimo da Noruega”. Vendido em licor, cápsulas e pasta peitoral, o remédio diz penetrar profundamente nos brônquios e pulmões, combatendo tosses, gripes, constipações e fortalecendo o corpo contra “a invasão dos micróbios”.

Veiculado na edição de setembro de 1929 da revista A Cigarra, o anúncio usa elementos visuais e textuais de forte impacto para comunicar seu poder quase milagroso. O personagem retratado remete à figura do “Homem Vitruviano” de Da Vinci, reforçando uma ideia de simetria, força e saúde perfeita. A linguagem é entusiástica e recheada de promessas de eficácia, típica da publicidade da época, quando a regulamentação sobre remédios era mais flexível e a crença no “remédio da farmácia” era quase absoluta.

Propaganda de 1929 promete resistência ao frio com remédio natural extraído do pinheiro norueguês.

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