Joliet - 1944
Sorridente, com penteado impecável e vestindo uma blusa de padronagem clássica, a modelo representa o ideal feminino da década de 1940: elegante, segura e cheia de estilo. No topo do anúncio, vemos a lista de peças oferecidas pela marca Joliet — blusas, vestidos, "shorts", maillots e "slacks" — com destaque para termos entre aspas, que revelam o charme dos modismos da época. A assinatura manuscrita “Joliet rio” e o bordado gráfico reforçam o toque artesanal e sofisticado da marca.
Publicado na revista O Cruzeiro de 23 de setembro de 1944, o anúncio aposta em uma estética leve e moderna para a época. A imagem da mulher bem vestida e confiante sugere que a elegância está ao alcance de quem escolhe um artigo Joliet — disponíveis “nas Casas de Modas e Grandes Magazins”, como destaca o texto. A campanha revela um olhar apurado para o comportamento feminino e suas aspirações em tempos de transformações sociais e estéticas, durante o final da Segunda Guerra.
Fonte: Biblioteca Nacional