Urodonal - 1932
Que tal uma viagem no tempo para o ano de 1932? Imagine que você está folheando a Revista Careta do dia 9 de abril e se depara com este anúncio do Urodonal. A gente já começa a rir com a imagem: um camarada com cara de bravo, botas holandesas e um balde com uma vassoura, "lavando o rim" de um coitado que parece uma rocha. A promessa é "lava o rim" e, ao lado, uma lista de problemas que o remédio prometia curar: Gota, Reumatismos, Cálculos e Nevralgias.
A análise deste achado na Revista Careta de 9 de abril de 1932 nos mostra o quanto a publicidade de remédios era diferente. Na época, era comum o uso de metáforas visuais para explicar o funcionamento do produto, mesmo que de forma fantasiosa. A imagem de um homem esfregando uma pedra que representa o rim é um exemplo perfeito. O texto ao lado, assinado por um tal de Professor Charvet, ex-professor da Faculdade de Medicina de Lyon, tenta dar uma credibilidade científica ao produto, usando termos como "enterites agudas" e "febres tifoide". Essa estratégia era super comum para convencer o público de que o produto era sério e eficaz.
Fonte: Biblioteca Nacional