Chiquititas (SBT) - 1997

Especial: Abertura de Novelas

Chiquititas é uma telenovela argentina criada por Cris Morena e exibida pela rede argentina Telefe, em 1995. É um dos primeiros grandes sucessos infantis dos anos 90 e que ganhou versões no Brasil, México, Portugal e Romênia, onde nos dois últimos países, estão produzindo a nova versão da trama produzido originalmente na Argentina em 2006.

Elenco da novela Chiquititas. Versão brasileira apresentada pelo SBT pela primeira vez, em 1997.
Em 1997, o SBT realizava uma parceria inédita com a rede Telefe e durante cinco temporadas exibiu a versão nacional da novela. A trama nacional era gravada em Buenos Aires, com atores brasileiros e rendeu ótimos índices de audiência e "merchandising" na época. Já em 1998, foi a vez do México realizar a sua versão, também gravada na capital argentina e exibida pela TV Azteca, mas não obteve um resultado aceitável e encerrou ainda na primeira temporada.

Em 2001, após várias brigas entre a criadora e a Telefe, a trama passou a ser exibida aos domingos e a sétima temporada chegou a ter apenas 10 capítulos. Como resultado, para se "despedir" do público, foi criado um programa chamado Chiquititas de Oro, onde premiava-se os atores que fizeram a história da novela durante sete temporadas.

De 20 de agosto de 2007 a 18 de janeiro de 2008 o SBT exibiu a sexta temporada produzida na Argentina em 2000. Esta seria a continuação da novela, se a versão brasileira tivesse durado até a sétima e última temporada, produzida em 2001. O SBT também transmitiu a oitava temporada da versão original, do dia 17 de março a 18 de agosto de 2008.

Em Setembro de 2012, foi noticiado que o SBT comprou os direitos de Chiquititas da rede de televisão Telefe. O remake com a versão 2013 estreou no mês de julho.

Que tal matar saudades da primeira abertura da versão brasileira da novela? Diretamente de 1997. Imperdível: