Show de Calouros (SBT) - 1990



Show de Calouros foi um programa de auditório apresentado pelo 'mestre' Silvio Santos por mais de 23 anos seguidos entre 1973 e 1996, tornando-se uma das atrações mais importantes do Programa Silvio Santos.

Programa 'Show de Calouros' apresentado pelo Sílvio Santos entre 1973 e 1996 no SBT.
O Show de Calouros seguia o modelo básico de programas congêneres que já faziam grande sucesso no rádio e marcaram profundamente a formação artística de Silvio Santos - vários candidatos a artistas (principalmente cantores) se apresentavam para uma bancada de jurados. Grandes nomes passaram pelo júri, entre eles o maestro José "Zé" Fernandes, a cantora romântica Cláudia Barroso, o compositor Alfredo Borba, o jornalista Décio Piccinini, a cantora Aracy de Almeida, Pedro de Lara, o humorista Manuel da Nóbrega, a comediante Consuelo Leandro, a vedete Wilza Carla, Cinira Arruda e outros.

Quando iniciou o SBT, em 1981, Silvio aumentou o número de cadeiras do júri, preenchendo a maioria delas com artistas da casa. Assim tornaram -se jurados a bela atriz Sônia Lima, o apresentador infantil Sérgio Mallandro, a bailarina Flôr, o repórter Wagner Montes, o jornalista Nelson Rubens, o apresentador Luis Ricardo, o repórter Jacinto Figueira Júnior, o ator Jorge Lafond, as apresentadoras infantis Eliana e Mara Maravilha, Condessa Giovanna, Vovó Mafalda, Sônia Abrão e outros. Com o falecimento de Chacrinha, alguns jurados remanescentes de seu programa foram contratados por Silvio Santos, como a atriz Elke Maravilha.

Saiu do ar em 1992, mudando o título para Show de Variedades, sendo exibido nas tardes de domingo. Em meados de maio de 1993, Silvio deixa o comando da atração que passa a se chamar Novo Show de Calouros, durando até dezembro de 1996 com os jurados se revezando no comando, e sendo exibido nas tardes de sábado.