Lançamento Master System II (Sega) - 1990

O Master System foi um famoso console de video game de 8-bits produzido pela Sega, para concorrer com os consoles da Nintendo. Lançado inicialmente no Japão em 1986, ele enfrentou grandes dificuldades devido a forte concorrência do NES da Nintendo.

Cena do jogo Alex Kidd da Sega - Master System II
A Nintendo possuía contratos de exclusividade junto as produtoras de jogos. O contrato não permitia que elas produzissem jogos para nenhum outro aparelho, fazendo com que o Master System dependesse somente dos lançamentos desenvolvidos pela Sega.

O baixo sucesso no Japão não evitou que a Sega lançasse o Master System no resto do mundo. Nos Estados Unidos o domínio da Nintendo também era muito grande, e logo a Sega vendeu os direitos de comercialização do Master System nos EUA para a Tonka, mesmo assim a popularidade do aparelho foi diminuindo.

Em 1990, após o lançamento do Sega Genesis, a SEGA recuperou os direitos de comercialização do Master System nos EUA e lançou uma versão com um novo desenho, chamado Master System II. Esse novo modelo era mais barato, mas por outro lado foram removidos o botão de Reset e a entrada para óculos 3D, impossibilitando a utilização desse acessório em alguns jogos. Além de não possuir conectores de áudio e vídeo, ele só podia ser conectado na TV por cabo RF, que apresenta uma pior qualidade de imagem e som.

Confira o anúncio de lançamento, onde apresentava o console com clássico Alex Kidd na memória. Diretamente de 1990.

Anúncio de lançamento do Master System II da Sega. Jogo Alex Kidd na memória.