Figurinhas (repetidas) da Copa

Com a chegada da Copa do Mundo, muitas 'figurinhas repetidas' em forma de celebridades aparecem em campanhas publicitárias. Até quando isso é bom ou ruim para as marcas?

Sim, o Mundial taí. E com ele, as figurinhas.
Não é do álbum oficial da FIFA que me refiro, falo dos personagens que à cada Copa, resolvem (re)aparecer.

Em 2010, com seu Waka Waka, Shakira ganhou o mundo. 
E neste ano, a cantora traz o LaLaLa (Activia Danone/Subnutrição infantil) e suas acusações de plágio com Iron – Woodkid. Porém o clipe (ou comercial para alguns) conseguiu superar a música oficial We Are One na internet. (1)

Outro que não ficou de fora foi Romário, o peixe.
Se no Mundial de 2002 ele foi cortado da seleção. Em 2006, 2010 e 2014 sua convocação foi garantida. Escalado para propagandas como Coca-Cola, Heineken, Kaiser e as mais recentes delas: Havaianas e Devassa.

Na propaganda de Havaianas, Romário provoca outra figura das Copas: Diego Maradona, que recebe o “pé-esquerdo” da sandália.

Sempre presente quando o assunto traz a rivalidade Brasil x Argentina em campo.
Maradona estrela em 2014 outra campanha, como “poltrona chata” do Bomnegocio.com. (2)

Com a cerveja Devassa, Romário contracena com Grazi Masafera. (3)
O ex-jogador - que sempre teve fama de “pegador” do mundo da bola – surge na tela com a mensagem: “De um em um todo mundo vem pra pelada”.

Mesmo como Deputado, o baixinho não parece demonstrar preocupação com a exploração sexual que o Mundial pode provocar. (4)

Mas engana-se quem aposta que as figurinhas mais repetidas da Copa são Neymar e Felipão. A figura mais vista na TV, na verdade é um ex-jogador do passado: Pelé? Zidane? Biro-Biro?

Trata-se de Raí - aquele mesmo da Copa de 94 - que supera em número de aparições na TV os atuais jogadores. Com quase 1.000 inserções no mês de maio somente pela Caixa, o ex-camisa 10 é presença garantida neste Mundial. (5)