Dez Propagandas Antigas da Coca-Cola

Seleção com dez propagandas antigas da Coca-Cola: muitas veiculadas em séculos anteriores.
Criada em 1886, a Coca-Cola possui o maior e mais rico acervo publicitário do planeta. Complicado será mensurar quantas campanhas foram produzidas. Muitos sucessos permanecem na memória e em nossos acervos. Separamos dez campanhas que ilustram algumas curiosidades deste refrigerante reconhecível por todos. Muitos destaques para propagandas veiculadas em séculos anteriores ao nosso.



Propaganda de 1890 da Coca-Cola em que apresentavam benefícios do produto à saúde.
Coca-Cola (Benefícios à Saúde) - 1890
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Quatro anos após o surgimento comercial da Coca-Cola (1886), a publicidade usava de argumentos médicos para promover a bebida. O anúncio dizia que era o "tônico cerebral ideal", que poderia curar enxaquecas e reanimava a exaustão física e mental.


Propaganda antiga da Coca-Cola em 1894 para energia aos viajantes.
Coca-Cola (Energia aos Viajantes) - 1894
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Quando começaram as suas vendas, a Coca-Cola eram vendidas em farmácias. Antes de serem vendidas em garrafas, o produto era comercializado em copos, com o simples preço de cinco centavos de dólar. Nesta propaganda de 1894, a Coca Cola é sugerida para recuperar a energia dos viajantes.


Propaganda da Coca-Cola em 1896 que prometia energia e vigor às pessoas.
Coca-Cola (Energia e Vigor) - 1896
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Incrível acompanhar a evolução da comunicação da Coca-Cola. Em seu primórdio, a Coca-Cola apresentava anúncios fortemente clássicos, com mulheres elegantes. O anúncio dizia que a bebida era fonte de energia e vigor, sendo uma pausa ideal quando estivessem cansadas das compras. Confira esta raridade, de 1896.


Propaganda da Coca-Cola em 1900 para combate ao calor.

(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)


A princípio a Coca-Cola era vendida para uso medicinal. Com o passar dos tempos, seu foco (até mesmo na comunicação) foi para cuidar do frescor e dar energia aos seus consumidores. Este cartaz veiculado por volta de 1900, apresentava um desespero de diversas pessoas acompanhando o aumento da temperatura, enquanto outras pessoas, dentro de um estabelecimento desfrutavam do frescor e sabor de uma Coca-Cola.


Propaganda da Coca-Cola em 1906 com uma elegante dama sendo servida por um garçom
Coca-Cola (Dama Elegante) - 1906
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Muitas décadas atrás (mais precisamente nos seus primórdios) a Coca-Cola apresentava anúncios robustos e muito clássicos. Este, do começo do século passado apresentava uma dama sendo servida por uma dose de Coca-Cola. Seus copos eram vendidos a cinco centavos de dólar. Seu argumento principal de venda era o vigor e energia que a bebida trazia.


Propaganda da Coca-Cola com calendário para o ano de 1907.
Coca-Cola (Calendário) - 1907
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Uma raridade! Um belo calendário promocional da Coca-Cola de 1907. A beleza feminina era valorizada de outra forma, com toda a classe dos anúncios publicitários do começo do século XX.





Propaganda de 1910 com a Garota Coca-Cola. Mulher formal aos padrões da época.
Garota Coca-Cola - 1910
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Uma jovem elegantemente vestida em um cartaz era apresentada como a "Garota Coca-Cola" de 1910. Totalmente nos padrões estéticos e de beleza daquela época. Será que a população iria admirar uma 'musa' vestida desta forma, nos dias atuais?




Primeira propaganda da Coca-Cola com o Papai Noel, em 1930.
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Oficialmente, a primeira campanha da Coca-Cola usando o Papai Noel como garoto propaganda da empresa foi essa, em 1930. Clique na imagem ao lado.



Propaganda da Coca-Cola para o mercado brasileiro nos anos 40: imagem de um vaqueiro.
Coca-Cola (Vaqueiro) - Anos 40
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

A partir dos anos 40 a Coca-Cola passou a regionalizar alguns anúncios. Além das adaptações ao mercado brasileiro, a famosa marca de refrigerantes passou a valorizar alguns aspectos e hábitos de regiões do Brasil. Nos anos 50, os comerciais de vídeo receberam essa roupagem (clique aqui para ver). Ao lado, apresentamos um anúncio com características do vaqueiro da região sul / pampas brasileiros.


Propaganda da Coca-Cola nos anos 50: campanha para que as pessoas mantivessem a forma
Coca-Cola (Sempre em Forma) - Anos 50
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Ao contrário do que a balança aponta, a década de 50 foi usada pela Coca-Cola para promoção da 'qualidade de vida' que a bebida proporcionava. Eis um anúncio extraído da Revista O Cruzeiro que mostra um curioso título: "Sempre em forma com a gostosa Coca-Cola".




Clique aqui e confira outras dezenas de propagandas da Coca-Cola!