Cinema em Cartaz

A missão principal do nosso site é apresentar curiosas campanhas publicitárias de sucesso ao longo da história. Qualquer peça que tem o objetivo de promover algum produto ou serviço cumpre seu papel publicitário. Nada é diferente com os cartazes de filme. Hoje, aproveitamos nosso espaço para que conheçam o FALA FILME, um projeto parceiro do nosso site que apresenta clássicos do cinema com falas épicas de personagens. Hoje, aproveitando a oportunidade do momento, vamos comentar sobre os cartazes de filmes.

Usados como peça de divulgação, os cartazes dos filmes cumprem dois papéis na publicidade. A primeira delas é informar os aspectos e a premissa da história a ser contada (terror, comédia, animação). Já a segunda é promover o nome dos atores, atrizes e diretores envolvidos na produção.

Imagem do cartaz do filme dos irmãos Lumière, 1896.

O primeiro cartaz da história do cinema foi feito em 1896, a pedido dos irmãos Auguste e Louis Jean Lumière, considerados os pais da cinematografia. A peça criada por Henri Brispot foi usada para promover uma sessão com imagens mistas ao público de Paris.

Cartaz de divulgação do filme “Querida, encolhi as crianças”. No Brasil a peça sofreu ajuste no texto com destaque para Rick Moranis e tradução no nome do filme.


Podendo sofrer alterações no mercado doméstico ou internacional, os cartazes de filmes são utilizados em anúncios de revistas, jornais, sites e nos cinemas. Seja no texto ou nas imagens, as variações são comuns para impactar determinados públicos-alvo.

Siga o Fala Filme no Instagram e reviva momentos clássicos da sétima arte!

artigo de Augusto Fagundes

Nenhum comentário