Automóveis Berliet e Renault - 1910
Essa propaganda, veiculada na revista "O Malho" em 5 de novembro de 1910, promove os automóveis das marcas Berliet e Renault, destacando-os como veículos "econômicos, velozes e duráveis". A peça publicitária traz imagens de três modelos distintos, incluindo um automóvel de passeio, um ônibus e um caminhão, sugerindo a diversidade de usos dos veículos dessas marcas. Abaixo das imagens, há a informação de que catálogos poderiam ser solicitados e indica o endereço da empresa Antunes dos Santos & C., localizada na Avenida Central no Rio de Janeiro, como a representante exclusiva das marcas no Brasil.
A análise desse anúncio revela uma abordagem comum para a época, focada em destacar atributos técnicos e funcionais, como durabilidade e economia, valores importantes para conquistar um público que ainda estava se acostumando com a novidade dos automóveis. A inclusão de diferentes tipos de veículos sugere um esforço em posicionar Berliet e Renault como marcas versáteis, capazes de atender tanto ao transporte individual quanto comercial. Além disso, a simplicidade visual do anúncio, com foco nas imagens dos veículos e informações de contato, reflete o estilo direto da publicidade do início do século XX, voltada para um público que ainda estava em fase de descoberta das inovações tecnológicas da época.