Automóveis Berliet e Renault - 1910

Essa propaganda, veiculada na revista "O Malho" em 5 de novembro de 1910, promove os automóveis das marcas Berliet e Renault, destacando-os como veículos "econômicos, velozes e duráveis". A peça publicitária traz imagens de três modelos distintos, incluindo um automóvel de passeio, um ônibus e um caminhão, sugerindo a diversidade de usos dos veículos dessas marcas. Abaixo das imagens, há a informação de que catálogos poderiam ser solicitados e indica o endereço da empresa Antunes dos Santos & C., localizada na Avenida Central no Rio de Janeiro, como a representante exclusiva das marcas no Brasil.

A análise desse anúncio revela uma abordagem comum para a época, focada em destacar atributos técnicos e funcionais, como durabilidade e economia, valores importantes para conquistar um público que ainda estava se acostumando com a novidade dos automóveis. A inclusão de diferentes tipos de veículos sugere um esforço em posicionar Berliet e Renault como marcas versáteis, capazes de atender tanto ao transporte individual quanto comercial. Além disso, a simplicidade visual do anúncio, com foco nas imagens dos veículos e informações de contato, reflete o estilo direto da publicidade do início do século XX, voltada para um público que ainda estava em fase de descoberta das inovações tecnológicas da época.

Propaganda de 1910 destaca automóveis Berliet e Renault como econômicos, duráveis e versáteis, com modelos de passeio, ônibus e caminhão.

Nenhum comentário