Leite de Colônia - 1949

“Eu preferia ser modelo… a ser artista famosa!” é o título impactante do anúncio do Leite de Colônia publicado na revista O Cruzeiro, em 22 de outubro de 1949. Em meio a ilustrações que mais parecem cenas de novela, uma artista revela invejar não a fama, mas a beleza natural de sua amiga. O enredo quase teatral convida o leitor a se identificar com o desejo de uma beleza verdadeira, conquistada sem maquiagem pesada, mas com a ajuda do “embelezador natural” da época: o Leite de Colônia.

O texto segue com um discurso que contrapõe a artificialidade da maquiagem às qualidades do produto anunciado, sugerindo que a verdadeira beleza está em corrigir imperfeições com algo “natural”. A campanha aposta na emoção e no ideal de feminilidade dos anos 40, período em que a estética e o cuidado pessoal estavam ligados ao papel social da mulher. O anúncio também funciona como um espelho do pensamento da época, reforçando a ideia de que ser admirada pela beleza era mais desejável do que alcançar fama ou reconhecimento profissional.

Campanha de 1949 exalta a beleza natural como símbolo de sucesso feminino, contrapondo fama e aparência com leveza e emoção.

Nenhum comentário