Perfume Illusion Muguet - 1909
Com um farol enfrentando ondas agitadas e um navio ao fundo, o anúncio do perfume Illusion Muguet, da marca Dralle, mistura elegância e aventura para atrair olhares. A ilustração lembra cenas de viagem e descobertas, enquanto o texto garante um perfume tão intenso que apenas uma gota é suficiente para perfumar “deliciosa e persistentemente” qualquer objeto. A embalagem, feita em madeira no formato de farol, reforça o charme e a sofisticação do produto — uma verdadeira joia olfativa do início do século XX.
Publicado na revista A Careta de 18 de setembro de 1909, o anúncio é um ótimo exemplo de como a publicidade daquela época apostava em elementos sensoriais e visuais marcantes. O uso do francês no nome do perfume e a expressão “essência de flores, sem álcool” destacam um apelo à qualidade e à exclusividade. Além disso, o valor de 5$000 réis revela que não era um produto acessível a todos, sendo voltado para um público de classe mais alta, interessado em novidades importadas e requintadas.
Fonte: Biblioteca Nacional