Propaganda Artificial
artigo de Augusto Fagundes
Em 2015, foi lançada em Londres primeira campanha do mundo que utilizou inteligência artificial. Nela, uma marca de café fictícia chamada Bahio monitorava as reações das pessoas a um pôster colocado em um ponto de ônibus e que se ajustava automaticamente.
Conectada a um sensor Kinect, a tela conseguia identificar se a pessoa gostou ou não do anúncio, e decidia se era preciso fazer alguma mudança no tamanho da fonte, imagem de fundo e até mesmo o layout da peça.
Se no início a IA captava a percepção do público, 8 anos depois seu uso foi além.
Em 2024, durante o Festival Internacional da Criatividade Cannes Lions, foi apresentado o 1º comercial produzido em IA da história. A loja de brinquedos Toys ´R´ Us utilizou a OpenAI Sora para contar sua história na tela.
Já em 2025, a publicidade brasileira encontrou um terreno fértil para explorar esse recurso. A fim de baratear e facilitar a produção de vídeos, produtoras e agências de publicidade passaram a fazer uso das ferramentas.
Um exemplo foi a campanha contra a dengue, da Prefeitura de Ribeirão Preto, onde todas as imagens foram geradas por inteligência artificial. Os personagens até chegam a interagir, mas sem falas, e apenas uma locução conduz a peça.
Quem também adotou a medida foi a Prefeitura de Ulianópolis, no Pará. Promovendo sua tradicional festa junina, a cidade recorreu ao uso de IA na propaganda, e dessa vez até a voz dos personagens foram reproduzidas pela ferramenta. O vídeo acabou viralizando nas redes, tamanha a perfeição na composição dos cenários e na sincronia dos lábios e movimentos corporais dos personagens.
Se uma boa comunicação também passar por viralizar nas redes, o Magazine Luiza não perdeu tempo. A loja de varejo recorreu ao uso da IA para sua campanha de Dia dos Namorados. Por sinal a empresa é pioneira no Brasil no uso de uma influenciadora digital com a Lu do Magalu.
Mas dessa vez a empresa recorreu a outra personagem, a Marisa Maiô, uma apresentadora feita por inteligência artificial criada pelo artista Raony Phillips, e que já acumulou mais de 3 milhões visualizações nas redes sociais.
Inspirada nas apresentadoras dos programas da TV brasileira, Marisa interage dando sugestões de presentes para a data especial e oferece cupons de desconto para os consumidores no e-commerce.
Com os vídeos ultrarrealistas ganhando as redes, muitas marcas têm a possibilidade de aumentar seu alcance com custos menores. E como toda novidade, a saturação é inevitável, resta saber qual será o diferencial para que cada marca se sobressaia sobre as demais, utilizando recursos cada vez mais acessíveis. Afinal, mais do que uma campanha criativa, é preciso que ela se conecte com seu público.