Brincadeiras do Passado: Taco / Bets

Brincadeira de Taco ou Bets - Tutorial completo

Quem nunca viveu a sensação maravilhosa de jogar taco? Em alguns estados, como na região sul do Brasil é conhecido como bets. A origem acaba sendo bem variada. Alguns historiadores dizem que a brincadeira foi criada por jangadeiros brasileiros no século XIX. Outras pessoas apontam que “bete” veio da palavra inglesa “bet”, que a tradução é "aposta", palavra bem usada nos jogos de críquete, na Inglaterra. Existe uma outra hipótese que diz que a brincadeira é originária do beisebol americano – apesar que os devotos do esporte digam o contrário, que foi o jogo de beisebol que originou do taco. Bete ou toca, o fato é que a brincadeira é muito popular em terras brasileiras. O jogo tem tanta fama em regiões, que virou jargão popular, a exemplo no Paraná onde “largar os betes”, significa desistir de algo. 

 A brincadeira não exige muitos recursos materiais. Para estruturar uma partida, você precisa de:

Objetos para brincar de Taco ou Bets


A missão do jogo de taco / bets é trocar de base cruzando os tacos na metade do campo, o que equivale a 01 ponto. Ganha a brincadeira quem somar primeiro os 12 pontos. Quem inicia o jogo com o taco em mãos é uma grande vantagem. Fica a dica!

A dupla da bolinha, tem a missão primordial de conquistar o taco - derrubando a casinha que estará armada (ou derrubando a latinha) ou “queimando” o adversário (jogando a bolinha nele) - para somente depois disso conseguir o acúmulo de pontos. A missão é interessante e o jogo fica bem disputado. Hora de sabermos as regras do jogo.


Como brincar de Taco / Bets

É um grande ritual a disputa para saber qual a dupla que vai iniciar com o taco em mãos. Uma pessoa de cada dupla joga um taco para frente, com a missão de aproximá-lo ao máximo que puder de um determinado ponto – por exemplo: o meio fio de uma rua,  ou um muro.


Ganha essa a disputa o par do taco que aproximar mais perto do ponto escolhido. Se o bastão encostar ou passar do ponto, a dupla perde a disputa. 

O campo para brincar de taco ou bets pode ser em qualquer terreno, mas o mesmo tem que ser plano. Vale organizar a brincadeira em um gramado, na praia (mas a areia tem que ser batida) ou mesmo nas ruas sobre o asfalto (cuidado com o trânsito de carros e de pessoas). A área tem que ter cerca de 15 metros de comprimento, sendo que as casinhas (ou as latinhas) deverão ficar posicionadas nas extremidades. Em volta das casinhas desenha-se um círculo, configurando as “bases”. Faça marcações que sejam visíveis e difíceis de sumir durante o trânsito de pessoas.


Regras do jogo de taco / bets

As duplas ocupam seus lugares no campo da disputa – eis que o jogo vai começar!!! Os integrantes da dupla que estão com o taco em mãos se colocam ao lado das casinhas (ou latinhas), tomando o cuidado de manter a ponta do bastão dentro da base (não pode tirar de lá de forma nenhuma) – caso contrário, eles poderão ser “queimados”. Sua missão, além de defender a casinha ou latinha, é rebater a bola que será jogada à ela para longe e correr para trocar de base, onde terá que cruzar os tacos no meio do campo. Tem que correr nessa hora e fazer tudo muito rapidamente!

A dupla que estará  dupla com a bolinha, se posicionam atrás das bases. Um dos integrantes da dupla irá começar o jogo, jogando a bolinha contra a casinha do lado oposto do campo – a missão é derrubá-la e, com isso, conquistar o taco em mãos

Assim sendo, à medida em que a casinha é derrubada ou um jogador é queimado, os papéis das duplas são trocados. Manterá a vantagem que tiver o taco em mãos.

A bolinha é arremessada. O que pode acontecer?
  1. A bolinha é rebatida para frente: A dupla corre para trocar de base cruzando os tacos no meio de campo, antes que os adversários recuperem a bolinha e se aproximem novamente das bases.
  2. A bolinha é rebatida, mas não passa da linha da base adversária: quem arremessa tem o direito de jogar novamente a bolinha, desta vez do lugar onde a mesma estacionou;
  3. A bolinha raspa no taco de quem irá rebater, correndo para trás da base: “1 para trás”. Ao acumular “3 para trás” a dupla perde a posse do taco;
  4. A bolinha é rebatida, mas é pega no ar pelo lançador: a dupla perde automaticamente a posse do taco;
  5. A bolinha derruba a casinha (ou a latinha): a dupla perde automaticamente a posse do taco;
  6. A bolinha toca em quem irá rebater e que está com o taco fora da base: a dupla perde automaticamente a posse do taco;
  7. A bolinha passa direto pela casinha e pelo rebatedor: o lançador do lado oposto pega a bolinha e se prepara para o arremesso contra a outra casinha.
O jogo de taco é um jogo de muita astúcia, onde quem vacila sai perdendo. Seguem algumas dicas valiosas para a disputa ficar emocionante:
  • Tome cuidado para não seja “queimado”
Queimar o adversário se resume em atingir o oponente com a bolinha (tocando-o ou lançando-a contra o mesmo), quando este está fora da base.

Isto acontece, na maioria das vezes, quando a bolinha não é rebatida longe o suficiente para permitir que os jogadores cheguem novamente às bases após o cruzamento dos tacos no meio do campo. Desta forma, força na batida para que garante o tempo  de cruzar os tacos no meio do campo.

  • Taco - aprecie com muita moderação
A brincadeira exige grau elevado de responsabilidade por parte de seu posseiro, ele deve ser utilizado apenas nas horas certas (para rebater a bolinha, converter pontos e defender a casinha ou latinha). Sem essas situações, o taco deve se manter imóvel, tocando o chão da bases. A casinha pode ser derrubada a qualquer momento do jogo, caso o taco não esteja protegido na base. Se a bolinha está nas mãos do oponente (ainda não foi lançada) e o taco é suspenso, ela certamente será derrubada.

  • Desconfie de todas as gentilezas durante a partida
Não imagine que seu adversário, que foi queimado ou cuja casinha foi derrubada, resolveu ser cortês e lhe ceder gentilmente o taco: trata-se de uma farsa! Perigo total neste momento.

Existe uma regra que estabelece que deve-se pedir uma permissão para pegar o taco. Em outras palavras, perde-se o direito de posse do taco se o mesmo é pego sem o devido pedido de licença. Portanto, fique atento e jamais aceite gentilezas dos oponentes.

E se os ânimos estão acirrados e sequer há clima para um humilde "pedido de licença", no entanto, peça aos adversários que deixem os tacos no chão - só após isto você poderá pegar o taco. Lembre que poderá acontecer uma "cena falsa" neste momento.