Dez Propagandas Polêmicas ou Assustadoras com Crianças

Seleção de propagandas polêmicas que envolvem crianças.
Toda inocência e pureza das crianças foi colocada em teste nas mais variadas campanhas publicitárias. Com a vista grossa dos órgãos reguladores, a publicidade não segue tão ousada quanto antigamente. Hoje, apresentamos uma seleção de dez campanhas capaz de deixar qualquer adulto de cabelo em pé. Seja pra vender roupa ou brinquedo, algumas campanhas foram muito polêmicas.


Propaganda polêmica com duas crianças seminuas.
Jeans Staroup - 1980
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

POLÊMICA! Este anúncio jamais seria veiculado nos dias de hoje. Para promover o jeans Staroup, duas crianças seminuas sob uma moto. A apelação da sensualidade infantil na publicidade diretamente dos anos 80. Uma polêmica para a história da publicidade brasileira. Clique na imagem e confira.



Propaganda polêmica envolvendo duas crianças simulando beijos.
PUC (Programa de Baixinhos) - 1991
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

No ano de 1991 a marca PUC (moda infantil) fez uma campanha que causaria uma certa polêmica nos dias atuais. Duas crianças abraçadas, a poucos milímetros de um beijo. Disse o texto: "Namorar também é um direito da criança". Veja mais detalhes clicando na imagem ao lado.


Propaganda assustadora de boneca.
Baby Laugh a Lot (Remco) - Anos 70
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Propaganda da boneca Baby Laugh'a'lot dos anos 70 que lembra um trailer de um filme de terror com roteiro de Stephen King. Assustadora não somente para crianças como também para adultos. Confira o vídeo.


Propaganda com um bebê consumindo refrigerante nos anos 40.
7 Up (Refrigerante & Bebê) - 1955
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

A publicidade de bebidas sempre promoveu algumas pérolas. Este de 1955, o refrigerante 7 UP apresentou um bebê matando sua sede com a bebida. Ousadia a ponto do absurdo. Confira maiores detalhes.


Propaganda do revolver Iver Johnson que fez uso de crianças para representar segurança do produto.
Revólver Iver Johnson - 1904
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Um curioso anúncio dos revólveres Iver Johnson de 1904. Na propaganda com link ao lado, uma criança é apresentada com um revólver na mão para repassar segurança em seu uso. O anúncio dizia que a boneca poderia ficar de lado e o filho poderia brincar com o revólver do pai, afinal a garantia era que as crianças não iam machucar com disparos acidentais. 


Propaganda dos Chocolates Garoto em 1995: perda da inocência de diversos garotos.
Chocolates Garoto - 1995
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Um belo comercial do Chocolates Garoto. Longe do pudor do "politicamente correto" o VT apresenta as aventuras de diversos garotos com as garotas e mulheres. Será que nos dias de hoje este mesmo VT não seria alvo de diversas críticas? Vale a pena conferir.




Propaganda da Cerveja Malzbier para crianças e senhoras nos anos 30.
Cerveja Malzbier (crianças) - Anos 30
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Não é a primeira vez que falamos da Cerveja Malzbier. Sua comunicação afirmava que era uma boa bebida para ser consumida no trabalho ou com a família. Achamos uma raridade publicitária dos anos 30, onde a cerveja era recomendada para consumo por senhoras e crianças. 


Propaganda do DKW com criança no banco da frente sem cinto de segurança
DKW (Criança no banco da frente)
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Hoje o anúncio do clássico DKW-Vemag seria inadequado. O garotinho está no banco da frente do carro e ainda sem cinto de segurança. Propaganda veiculada em 1965. Veja o que diz o texto, clicando na imagem ao lado.


Propaganda do hidratante corporal Love's Baby Soft que apresenta a inocência sexy associada às crianças.
Love's Baby Soft (Inocência Sexy) - 1974
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Em 1974 a linha de hidratantes corporais Love's Baby Soft lançou uma série de propagandas usando a inocência infantil como campanha. A polêmica girou na temática e na construção estética da campanha: um adulto, caracterizado como criança era apresentado com o título: “Porque a inocência é mais sexy do que você pensa”. Diretamente da 'terra do Tio Sam'.


Propaganda do achocolatado Toddy com duas crianças brigando.
(clique na imagem ao lado para ver a propaganda)

Não temos o registro de data e país deste anúncio. O interessante é acompanhar a associação que o anúncio faz para as crianças. A figura apresenta a briga de dois garotos seguido das citações: "EMPATE! Os dois são fortes! Tomam Toddy três vezes por dia".


Propaganda das sandálias Love Xu (Xuxa) com crianças gemendo.
BÔNUS:
Sandália Love Xu (Xuxa) - Anos 90
(clique na imagem ao lado para ver o vídeo)

Um bônus para nossa coleção. O que eles quiseram fazer com essas crianças nesses comerciais??? Propaganda das Sandálias Love Xu. Um tanto diferente e estranha. O que você achou desta campanha, veiculada nos anos 90?