História da Marca: Bombril

Uma marca forte que o produto acabou sendo batizado e reconhecido nacionalmente pela marca. Ninguém chega em um mercado para comprar esponja de aço. O primeiro nome é o Bombril. O nome é curto, criativo e que foi criado na mescla das palavras bom brilho, onde fortalece as qualidades da própria lã de aço. O Bombril foi o primeiro produto da empresa, que carrega o famoso slogan "mil e uma utilidades", que faz referência às diversas maneiras que uma pessoa pode fazer uso da lã de aço, e propagandas com um único ator representando diversos personagens diferentes. Em uma perquisa de penetração de mercado, apontaram que a marca Bombril abrange aproximadamente 90% do mercado brasileiro.

Carlos Moreno em propaganda antiga da Bombril

A história do Bombril

A história da marca começa no ano de 1948, quando o Sr. Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço. Naquela época o produto era importado e pouco acessível, por ser consideravelmente caro no mercado. Em 14 de janeiro desse mesmo ano, deu início à fabricação da lã de aço com a fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin na cidade de São Paulo. Foi revolucionário lançamento do produto para as donas de casa porque, além de deixar as panelas brilhando, graças ao polimento, o produto limpava louças, azulejos, vidros e ferragens, ficando conhecido nacionalmente como o produto das “1001 utilidades”. Em sua ano de lançamento foram vendidas 48 mil unidades. No começo o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de Bombril. Não havia concorrência no mercado em seu primeiro ano, mas tão logo o produto começou a usar um pequeno selo vermelho devido ao sucesso e sua alta procura, e claro, a concorrência chegou rapidamente no mercado. Em etapa seguinte, as lãs de aço foram embaladas em uma caixa feita de papelão na cor vermelha, que tinha o desenho de uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto. O nome pegou rapidamente no mercado e desde aquela época, já virou o principal apelido das esponjas de aço.

Anúncio da Bombril em 1952
No começo dos anos 60, mais precisamente no ano de 1961, até 1973, a Bombril passou a incorporar outras empresas, devido ao seu crescimento:  em 1964 incorporou à Q’Lustro, empresa que possuía cerca de 25% do mercado de lã de aço no Brasil; juntamente com o lançamento da embalagem plástica com seis unidades. Outra aquisição foi a Companhia de Produtos Químicos – Fábrica Belém, que tinha em seu portfólio as marcas Sapólio e Radium, de saponáceos em pedra passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium; em 1972, no Rio de Janeiro, veio a incorporação com a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda.. No ano de 1978 o Bombril já tinha uma enorme visibilidade, quando foi criada, pelos publicitários Washington Olivetto e Francesc Petit, da agência DPZ, o Garoto Bombril, contracenado pelo ator Carlos Moreno. De uma forma instantânea o personagem ficou associado ao produto e as vendas explodiram Brasil afora. No final dos anos 70, a empresa começou a expansão de sua linha de produtos sob a marca Bombril, lançando o Desengordurante Limpa Limo. Daí em diante foi um grande crescimento da marca e da sua linha de produtos de limpeza e cuidados do lar: desinfetante, amaciante, detergente líquido, saponácio, limpadores,  além de esponjas de lã de aço com sabão, sabão em barra, panos de limpeza, palhas de aço, inseticidas e desodorizadores de ambiente.

Para mensurar o reconhecimento da marca, no ano de 1998, foi realizada uma Pesquisa Top of Mind pela Datafolha, com a seguinte pergunta: “Qual é a primeira marca que vem à cabeça?”. Bombril liderou a pesquisa, com seu alto reconhecimento junto ao público. Essa popularidade da marca pode ser comprovada ao longo dos anos. Em 2004 foram comercializados 79 milhões de unidades do produto pelo Brasil. Em 2007 começou um trabalho de revitalização de marcas e lançamentos de novos produtos com a marca da empresa. O ano foi encerrado com 73 novos produtos no mercado e outros 72 passaram por alguma reformulação de marca, embalagens, etc. A história gloriosa de um produto que não precisou de consideráveis mudanças desde a sua concepção.

Garoto Bombril - um caso de sucesso

O Garoto Bombril é o maior case de sucesso tratando sobre garoto-propaganda da publicidade brasileira. Complicado encontrar alguém que não reconheça o famoso Garoto Bombril. A história de anúncios publicitários da Bombril iniciou nos anos 50, quando a empresa, aproveitando o sucesso do rádio, criou na Rádio Nacional o programa “Gente que brilha”. Com o início das transmissões da televisão no Brasil, a empresa lançou o “Cirquinho Bombril”, voltado para o público infantil e apresentado pelo palhaço Carequinha. A marca inovou ao marcar presença no céu com aviõezinhos que soltavam fumaça e escreviam a palavra Bombril. A inserção da figura do Garoto Bombril em 1978, veio com objetivo de representação das mudanças de comportamento da época. Naquele momento, a sociedade encontrava uma mudança de valores sendo apresentada pela publicidade. O fato é que as mulheres, começavam a valorizar mais homens com um quê de desprotegidos, tímidos ou carentes em detrimento do estereótipo machão e atlético, “símbolo” de força e segurança. Estes atributos eram trazidos por Carlos Moreno sendo o Garoto Bombril.


A empresa fez recorde com seus anúncios. O ator Carlos Moreno entrou para o Guinness Book no ano de 1994, por atuar como garoto-propaganda da Bombril de 1978 a 2004, gravando 337 no total comerciais até esse ano.

No ano de 2004, o público foi pego de surpresa com a despedida de Carlos Moreno dos comerciais da Bombril, no qual dizia: “Toda vez que você usar um produto Bombril você vai lembrar um pouquinho de mim”. A separação não durou muito tempo. No ano de 2005, ele volta ao seu posto de Garoto Bombril, com retorno triunfal e prova mais uma vez que é o garoto-propaganda mais querido do Brasil. Em 2006, a principal “estrela” do mercado de lã de aço brasileiro retorna às telas de TV para brilhar ao lado de outras celebridades. O público de todo o país, voltaram a assistir às marcantes atuações de Carlos Moreno, ao interpretar o personagem Charlie Chaplin, o cantor Nelson Ned e o atleta do século, Pelé, para divulgar o conceito da campanha “Tudo passa. Só Bombril fica. Ninguém passa sem Bombril”. Para comemorar o aniversário de 30 anos do personagem mais querido da publicidade brasileira, foi lançado o livro “Eterno – 1001 anúncios da Bombril”. Uma história rica e de muitas campanhas publicitárias famosas e reconhecidas.

Em 2010 a Bombril atinge a marca de 405 produtos em seu portfólio. Em 2014 e 2015 teve a cantora Ivete Sangalo como garota propaganda de alguns produtos. Conheça algumas curiosas campanhas e outras tantas premiadas da marca Bombril no acervo do site Propagandas Históricas.

Nenhum comentário