Anúncios na época em que dinheiro era somente no papel

No final do século passado, muitos anúncios publicitários promoviam casas bancárias, com ofertas de empréstimo de dinheiro para os seus clientes. Naquela época, era comum as longas filas para tirar incontáveis quantias de dinheiro, no saque em espécie. Com o passar do tempo, a inovação tecnológica permite que tenhamos transações financeiras mais ágeis, vendas de produtos de forma práticas, sites de cassino confiáveis, além de meios que suprem a necessidade de transações de dinheiro em espécie. Hoje vamos saber um pouco mais sobre essas evoluções.

O primeiro banco no Brasil é do ano de 1808, antes da sua proclamação da independência. O banco surgiu por meio de um alvará do príncipe regente D. João. Atualmente temos mais de 150 bancos espalhados pelo Brasil, sendo que aproximadamente 108 estão em São Paulo.

No começo das primeiras agências bancárias do Brasil, a maior dificuldade entre os clientes era conquistar uma confiança por parte das instituições financeiras para guardar grandes quantias de dinheiro, já que o velho hábito de guardar “dinheiro debaixo do colchão”, ainda existia.

Um facilitador para investidores e clientes foi a oportunidade apresentada para realização de empréstimo de dinheiro com um considerável percentual de juros. Uma raridade publicitária mostra que no ano de 1879 temos uma casa bancária com ofertas de empréstimos tentadoras. Naquela época, muitos bancos existiam por meio de grandes empresários ou donos de fazendas que faziam empréstimo de dinheiro para garantir um considerável ritmo de fluxo financeiro em seus investimentos. Aqui temos um anúncio de uma agência bancária do Sr. Theodoro Reichert. Ele fazia empréstimos com 4% ao ano e promovia seu reconhecimento no mercado, com mais de 16 anos de experiência.

Anúncio de casa bancária em 1879

Os anúncios publicitários foram aperfeiçoando com o passar do tempo e muitos serviços eram promovidos em sua comunicação. O volume de agências bancárias eram expandidas para o interior dos estados, facilitando as transações financeiras e fortalecendo o fluxo comercial das cidades. 

As capitais, notando um grande ritmo de transações financeiras em espécie, buscaram inovar com serviços para saque e retirada de dinheiro por parte dos seus clientes. Com o passar do tempo, temos agências bancárias inovando, apresentando novos serviços para seus clientes, como este, que permitia fazer saque de dinheiro em espécie. Campanha veiculada nas revistas no ano de 1960.

Anúncio de serviço de saque em dinheiro por drive in em 1960

Com o advento da informatização das transações financeiras, a velocidade de depósitos, saques e transferências aumentava a cada dia. A maior inovação que temos é a chegada do cartão de crédito. O primeiro cartão de crédito voltado para clientes é do ano de 1958, onde o mesmo era um cartão de papel, com limite de transações de US$300. Na mesma década, buscaram inovar a produção dos cartões e os mesmos passaram a ser feitos de plástico, praticamente como temos nos dias atuais. As primeiras investidas no mercado brasileiro foi na década de 80, onde temos a oferta de saque por meio de caixas automáticos. Esta campanha foi veiculada em 1980.

Serviço de saque de dinheiro em 1980

Inovações para facilitar a vida do cliente não faltam, mesmo com uma premonição do fim do dinheiro em cédula ou moedas, há um longo caminho para percorrer por meio dos bancos digitais. Image um país como proporções continentais, como o Brasil, abolir de forma rápida o uso do dinheiro em cédula ou moeda? Muitas pessoas ainda optam em fazer suas reservas financeiras de forma simples, escondidas em casa, seja por meio de cofres, ou no clássico “esconder debaixo do colchão”. Durante a pandemia, com o repasse de auxílio financeiro para a população, muitos bancos aproveitaram para fortalecer o uso dos serviços financeiros por aplicativo, evitando o volume de saques e de pessoas dirigindo até às agências bancárias para realizarem suas movimentações financeiras. O PIX, como temos atualmente em uso, está em constante fortalecimento, por ser isento de taxas e pela rapidez de pagamento para pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente os brasileiros podem optar em realizar suas transações financeiras nas agências bancárias, bem como em casas lotéricas ou até mesmo em agências credenciadas dos correios. Uma modalidade de PIX que está vigente permite saque em espécie em qualquer estabelecimento credenciado, garantindo para os clientes uma outra forma de evitar ir até as agências bancárias. Seria o fim das grandes agências bancárias com suas estruturas grandes e chamativas? O fim das filas nos bancos já seria um grande êxito para os milhões de clientes existentes no Brasil.

Cabe a nós, o bom resgate de antigas propaganda do tempo em que dinheiro era somente no papel. Temos campanhas que envolvem anunciantes do começo do século XIX, até os dias atuais. Além de observar um fortalecimento dos serviços nos bancos, as instituições financeiras passaram a promover estilo de vida junto ao seus clientes, promover ações sociais, criar campanhas sociais, entrar em causas ambientais e fazer defesa de questões sensíveis junto à sociedade. Na mesma onda, temos os bancos digitais, fortalecendo o vínculo com o público mais jovem, eliminando muitas burocracias existentes em tempos passados e buscando conquistar o público que ainda opta fazer a velha prática de ir até a agência bancária para fazer suas movimentações financeiras.

Ao pesquisar no nosso acervo, você encontrará centenas de campanhas que mostram o quanto este mercado ainda irá mudar e já vem mudando com o passar do tempo.

Nenhum comentário