Vamp (Novela - TV Globo) - 1991

Abertura e história da Novela Vamp (Rede Globo) - 1991
Sucesso de audiência, diretamente do começo dos anos 90. Vamp foi uma telenovela produzida e exibida no horário das 19 horas pela Rede Globo entre 15 de julho de 1991 a 8 de fevereiro de 1992 com 179 capítulos. Foi escrita por Antônio Calmon e dirigida por Jorge Fernando.

Uma trama altamente marcante na memória do telespectador brasileiro graças ao seu grau de inovação e dinamismo na teledramaturgia. Vamp trazia texto ágio e empolgante, uma verdadeira aventura, mistério, paixão e humor em cada capÍtulo, inovando no universo das novelas.

Uma das façanhas da trama foi seu alto índice de audiência, superando inclusive o Jornal Nacional e a então novela das oito, O Dono do Mundo, de Gilberto Braga, tradicionais carros-chefes do horário nobre. Vamp teve média geral de 50 pontos. Enquanto o Jornal Nacional marcava 51 pontos na época e a novela de Gilberto Braga marcava apenas 48 pontos, índice considerado baixíssimo para uma novela das oito naquele tempo.

Vamp, transformou-se no grande fenômeno de audiência daquele ano. Voltava a ser exibida apenas onze meses depois de seu termino, na sessão aventura da TV Globo, entre 4 de janeiro a 2 de julho de 1993. Novamente a novela alcançava estrondoso sucesso, através da reprise, marcando 40 pontos no IBOPE.